Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dores » Criança com 2 anos e 3 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Criança com 2 anos e 3 meses de idade

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

A criança com 27 meses de vida (dois anos e três meses de idade), é um bebê que já tem uma excelente coordenação motora, controlando suas próprias ações, com mais facilidade. É uma criança que pode pegar objetos menores, segurá-los e manejá-los.

Nesta fase, a criança tem um poder de concentração maior, e é por causa disso que ela se irrita quando é interrompida ao construir torres, empilhar peças e separar brinquedos. A criança reage gritando ou ficando nervosa. Para evitar esse tipo de reação, na hora do almoço, de dormir ou de tomar banho, os pais devem avisá-la que a brincadeira terminará em poucos minutos, fazendo com que ela já esteja preparada e calma para obedecer às ordens. Mas é importante também que o responsável seja flexível, antes de dar uma bronca.

Criança com 2 anos e 3 meses de idadeCom dois anos e três meses, a criança já consegue brincar com peças menores de brinquedo, embora eles ainda possam oferecer um certo perigo, pois algumas peças podem ser engolidas por acidente. Nessa idade, o bebê já pode construir torres, ao invés de apenas derrubar.

Para o seu aperfeiçoamento na coordenação motora, a criança tem o estímulo de repetir várias atividades consecutivamente, como pular no sofá e na cama, construir e derrubar pecinhas. Ela age por instinto, já que as estruturas de seu cérebro estão sendo construídas neste momento.

Aos dois anos e três meses, a criança começa a praticar seu desenvolvimento emocional e social, tem amizades verdadeiras, interage com outras crianças da mesma idade. Especialmente as crianças que vão à escola ou creche, normalmente têm um melhor amigo. Em relação àquelas que não frequentam escolas ainda, é importante levar outras crianças para brincar junto a ela ou vice-versa, para que seja criada uma chance de convivência social.

Não é ainda nessa idade que as crianças conseguem colocar as palavras em perfeita ordem gramatical, mas por outro lado, é preciso para os pais dizê-las de forma correta, sem a necessidade de repetir o que a criança disse de modo errado. Entre os dois e três anos de idade, a criança começa a perceber o jeito certo de falar, como concordâncias, pronomes, verbos, dentre outros, somente pelo que é ouvido e pela prática.



Comente sobre este assunto