Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Doenças » Começando a ficar grávida
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Começando a ficar grávida

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Se você está considerando ter um bebê, você provavelmente se perguntou quanto tempo demorará para engravidar, quando fazer sexo e com que frequência. Encontre as respostas às suas perguntas aqui.

As chances de ficar grávida

É uma pergunta comum: quais são as chances de engravidar neste mês? Para a maioria dos casais tentando conceber, as chances de uma mulher engravidar são de 15% a 25% em qualquer mês específico.

Mas há algumas coisas que podem afetar sua chance de engravidar:

Era. Depois de atingir os 30 anos de idade, suas chances de conceber em qualquer mês caem, e eles diminuem à medida que você envelhece, caindo abruptamente em seus 40 anos.
Ciclos menstruais irregulares. Ter um ciclo irregular torna complicado calcular quando você está ovulando, tornando assim difícil saber o momento ideal para fazer sexo.
Frequência do sexo. Quanto menos frequente você tiver relações sexuais, menor será a sua chance de engravidar.
Muito tempo que você tentou conceber. Se você não engravidou após um ano de tentar conceber, suas chances de engravidar podem ser menores. Fale com o seu médico sobre testes de infertilidade feminina e masculina.
Doenças ou condições médicas podem afetar a gravidez.

Avalie seus sintomas

O ciclo de uma mulher começa no primeiro dia em que ela percebe o sangue vermelho brilhante – não apenas observando – e termina no dia anterior ao início do próximo ciclo. Um ciclo pode levar de 21 a 35 dias – ou mais.

Se o seu ciclo varia em alguns dias de um mês para o outro, isso é considerado irregular – e comum. Muitas mulheres não têm ciclos regulares. Isso não significa necessariamente que algo está errado.

 

Ter Sexo, ficar grávida

Aqui está outra questão comum de casais tentando conceber: com que frequência devemos fazer sexo? Em suma, a resposta é muitas vezes.

Muitos casais que tentam conceber gastam muito tempo de sincronismo de energia, com precisão matemática, para calcular quando uma mulher é ideal para a ovulação. Teoricamente, a abordagem faz sentido. Estudos recentes mostraram a oportunidade de um esperma para fertilizar um ovo é bastante pequeno: essencialmente, são apenas 3-5 dias que antecedem a ovulação e o próprio dia da ovulação. Suas melhores chances são 1-2 dias antes da ovulação. Os médicos recomendam relações sexuais todos os dias a partir da semana anterior à ovulação ou início após o final do período.

Mas, ao mesmo tempo em que o seu amor sexual exclusivamente para esses poucos dias faz sentido lógico, ele também tem algumas desvantagens – principalmente porque seu corpo nem sempre se comporta com a regularidade do relógio. Mesmo que seu ciclo seja regular, a ovulação pode ocorrer a qualquer momento durante o ciclo. Se você está fazendo sexo no dia em que pensa que está ovulando, e você está fora por alguns dias, você pode estar sem sorte.

Então, o conselho especializado é para proteger suas apostas: Faça sexo pelo menos duas a três vezes por semana. Enquanto o homem tiver uma contagem normal de esperma, fazer sexo todos os dias (ou todos os dias) aumenta suas chances de engravidar.

Sair da pílula para ficar grávida

Quanto tempo demora para que os efeitos da medicação anticoncepcional diminuam? Na verdade, é possível engravidar imediatamente após sair da pílula – assim que os hormônios da pílula estão fora do seu sistema – embora possa levar alguns meses antes da ovulação começar normalmente de novo.

É seguro conceber logo depois de sair da pílula? Sim. As mulheres que concebem imediatamente depois de sair da pílula são tão propensas a ter um bebê saudável como mulheres que esperaram alguns meses no meio. [WebMB]



Comente sobre este assunto