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Sua gravidez: 13 semanas

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Como o seu bebê está crescendo

As impressões digitais estão se formando nas minúsculas pontas dos dedos do bebê, suas veias e órgãos são claramente visíveis através de sua pele ainda fina, e seu corpo está começando a recuperar a cabeça – o que representa apenas um terço do seu tamanho de corpo agora. Se você está tendo uma menina, ela agora tem mais de 2 milhões de ovos em seus ovários. Seu bebê tem quase 3 centímetros de comprimento (cerca do tamanho de uma vagem de ervilha) e pesa quase uma onça.

Peapod no caule com folhas na mesa de madeira
13 semanas: seu bebê tem aproximadamente o tamanho de um peapod
Como a sua vida está mudando

Esta é a última semana do seu primeiro trimestre, e seu risco de aborto espontâneo é agora muito menor do que anteriormente na gravidez. Na próxima semana marca o início do seu segundo trimestre, um tempo de conforto relativo para as muitas mulheres que vêem os sintomas precoce da gravidez, como a doença da manhã e a fadiga diminuíram. Mais boas notícias: muitas mulheres também percebem um aumento distinto no seu desejo sexual por volta desta época.

O nascimento ainda está a meses, mas seus seios já começaram a fazer colostro, o fluido rico em nutrientes que alimenta seu bebê nos primeiros dias após o nascimento, antes que seu leite comece a fluir.

Dentro da gravidez: menina ou menino?
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Quanto mais devo comer e beber todos os dias?

Você pode estar comendo por dois, mas você não precisa de duas vezes mais comida. As diretrizes variam, mas o Instituto de Medicina (IOM) diz que se você é um peso saudável, você não precisa de calorias adicionais no primeiro trimestre, 340 calorias extras por dia no segundo trimestre e cerca de 450 calorias extras por dia no terceiro trimestre. Se você está com sobrepeso ou abaixo do peso, ou tendo gêmeos ou múltiplos, você precisará de mais ou menos isso dependendo do seu objetivo de ganho de peso.

Faça com que essas calorias contenham: evite a comida lixo e tenha um lanche de gravidez saudável ou um ingrediente de gravidez em vez disso.

A OIM também recomenda cerca de 10 copos de 8 onças de líquido por dia (80 onças líquidas) durante a gravidez. Você pode precisar de mais se você mora em um clima quente, em alta altitude, ou se você estiver exercitando. Toda mulher é diferente, então não se preocupe se achar que precisa de um pouco mais ou menos.

Quanto ao que beber, a água comum é melhor, mas o leite e outras bebidas também contam para a ingestão de líquidos.

Dica: fique atento à cor da sua urina – se é amarelo escuro ou nublado, você precisa beber mais. A urina clara ou amarelo pálido significa que você está bem hidratado.

Quais são alguns nutrientes importantes?

Proteína, ferro e cálcio são três nutrientes que você precisa agora para mantê-lo saudável e alimente o desenvolvimento do seu bebê.

Proteína: visam 71 gramas de proteína por dia. Carnes magras, ovos e produtos lácteos, bem como nozes, feijões e produtos de soja como o tofu, são boas fontes. Três porções por dia devem ajudá-lo a atingir seu objetivo. O peixe é uma boa fonte de proteína (bem como ácidos graxos ómega-3 vitais), mas devido a preocupações com a contaminação, os especialistas discutem quanto e o tipo de peixe que você deve comer.
Ferro: obter 27 miligramas de ferro todos os dias é especialmente importante para ajudar a evitar a anemia ferropriva, um problema comum entre as mulheres grávidas. O ferro encontrado em produtos animais (chamado ferro heme) é absorvido mais facilmente pelo seu corpo do que o ferro encontrado em plantas (ferro não metálico). A melhor fonte? Carne vermelha magra. Se você é vegetariano ou não pode comer carne de estômago, você pode obter um pouco de ferro de vegetais, como espinafre e legumes, como lentilhas. Pode ser difícil obter ferro suficiente dessas fontes, porém, para que seu médico possa recomendar um suplemento de ferro. (Sugestão: a vitamina C melhora a absorção do ferro não-heme, então coma alimentos ricos em vitamina C – como frutas cítricas, morangos e pimentões – ao mesmo tempo em que você come alimentos ricos em ferro ou não, seu suplemento de ferro com um copo de suco de laranja.)
Cálcio: quatro porções por dia de produtos lácteos irão ajudá-lo a obter os 1.000 mg de cálcio que você precisa (1.300 mg, se você tem 18 anos ou menos). Seu bebê precisa de cálcio para a formação de seus ossos e dentes. Se você não tiver o suficiente deste nutriente, ele tomará o que ele precisa do seu corpo e você perderá o cálcio armazenado em seus ossos.
Estou tomando uma vitamina pré-natal, então eu preciso prestar muita atenção ao que eu como?

Sim! Uma vitamina pré-natal pode ajudar a preencher quaisquer lacunas nutricionais na sua dieta, mas não se destina a substituir a alimentação saudável. Por um lado, as vitaminas pré-natais não possuem o fornecimento de cálcio que você precisa no dia inteiro. Por outro lado, é importante comer muitas frutas e vegetais frescos para fibras, o que ajuda a digestão e ajuda a evitar a constipação, uma queixa de gravidez comum.

 

Atividade: fale com seu parceiro sobre parentalidade

Não é muito cedo para começar a se encontrar na mesma página sobre grandes tópicos de pais como disciplina, regras familiares e moral e valores de ensino. Para começar a conversa, experimente este exercício de escrita criativa: Cada um de vocês faz duas listas, uma intitulada “Minha mãe sempre …” e uma intitulada “Minha mãe nunca …” Então faça o mesmo para “Meu pai sempre / Meu pai nunca. ” Quando tiver terminado, fale sobre o que escreveu e decida em conjunto os comportamentos que você valoriza e quais os seus desejos para mudar quando crie seu filho. [Babycenter]



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