Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Alimentação » 33 Semanas de Gravidez – Semana a Semana
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: 33 Semanas de Gravidez – Semana a Semana

Único: Pergunta:(204) imprimir

33 semanas de GestaçãoFinalmente você chegou na semana 33 da sua gravidez, e neste momento você já pode contar nos dedos quantas semanas faltam para finalmente chegar o dia do parto.

A partir desta semana você deverá ficar muito mais atenta do que nas semanas anteriores. Isso se deve ao fato de você estar no final da sua gravidez, e por isso, o sinal de trabalho de parto poderá surgir a qualquer momento.

A esta altura você provavelmente deve estar bastante ansiosa para o dia do parto e com um pouquinho de receio do parto, o que é absolutamente normal. No entanto, procure controlar essas emoções e ficar mais relaxa para aliviar essa tensão.

Enquanto os sinais de trabalho de parto não aparecem, continue lendo e saiba quais alterações podem ocorrer com o seu corpo e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana da sua gestação, o seu bebê tem aproximadamente 32 cm de comprimento, e provavelmente ele ou ela já deve ter estar pesando 2 quilinhos.

O cérebro do seu bebê agora está trabalhando arduamente para se desenvolver. Só nesta semana, o cérebro do seu bebê poderá aumentar de 5 até 20 cm devido à esse rápido desenvolvimento. Além disso, bilhões de neurônios se desenvolverão até o final desta semana.

A pele do seu bebê que até uns meses atrás era translúcida, está ganhando uma coloração rosada. Os pêlos que cobriam a pele do seu bebê durante o segundo trimestre da sua gestação, praticamente sumiram, e neste momento a pele do seu bebê começa a assumir as características dos bebês de comerciais de TV, bonita e macia.

O sistema imunológico do seu bebê começará a funcionar durante este período. Ele será responsável por defender o ambiente interno do seu bebê contra possíveis invasores externos, tais como bactérias e vírus.

Agora o seu bebê está muito mais receptivo aos estímulos externos. Além dele poder reagir aos sons familiares e aos sons musicais, ele também poderá reagir ao toque, enquanto você massageia a sua barriga.

Ao contrário de você, o seu bebê passa a maior parte tempo dormindo durante este período. Além disso, os especialistam acreditam que os bebês neste período de gestação, sejam capazes de sonhar, pois realizam rápidos movimentos com os olhos (REM) enquanto dormem. Vida boa não é mesmo? Passar quase o dia todo dormindo, sonhando e estar o tempo todo juntinho de sua mamãe. Não há coisa melhor.

No vídeo abaixo você poderá saber mais novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê durante esta semana. Veja:

Alterações no seu corpo

Nesta semana o seu útero está a 5 cm acima do seu umbigo, e o seu abdômen continuará a crescer. Você também pode sentir dificuldades para respirar devido à pressão que o seu útero está fazendo sobre os seus órgãos internos, além de outras incomodações tais como azia e e constipação.

Você também poderá desenvolver edemas ou inchaços, o que é comum nesta fase de gestação. No entanto, você deverá ficar alerta se estes sintomas vierem acompanhados de fortes dores de cabeça e inchaço dos pés e das mãos, pois estes são indícios de que você desenvolva pré-eclâmpsia, que pode ser considerado um grave problema.

Neste período, algumas mulheres começam a sentir dormência e formigamento nos dedos das mãos e punhos, além das cãibras nas pernas que talvez possam ser o sintoma mais intenso durante esta semana. Para evitá-las, siga as dicas abaixo:

  • Pratique exercícios físicos leves, como por exemplo uma caminhada;
  • Procure não ficar em pé ou sentada durante um longo período de tempo;
  • Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio;
  • Sempre tente manter as penas elevadas quando estiver deitada;

Também é muito importante se lembrar de deitar-se para o lado esquerdo quando você for dormir, pois ajuda na circulação sanguínea e também na digestão e respiração. Se você preferir, faça o uso de travesseiros, pois eles ajudam bastante para conseguir uma posição confortável.



Comente sobre este assunto