Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Alimentação » Como aumentar a Imunidade na Gravidez

Como aumentar a Imunidade na Gravidez

compartilhe esse link: comentários (0) imprimir

Na chegada de uma criança, a gravidez pode, às vezes, vir acompanhada de vários fatores de risco e problemas para a futura mamãe, que deve ter um cuidado grande com a própria saúde para não acabar sofrendo com os efeitos que a gravidez tem na saúde das gestantes.

Esse período pode ser uma porta aberta para doenças e infecções, assim como pode ser um tempo em que a saúde da mulher está em seu momento mais feliz e máximo. Acompanhe como fortalecer o seu organismo enquanto estiver grávida:

A imunidade em décadas passadas

Antigamente, acreditava-se que a mulher, quando se encontrava grávida, estava no ápice de sua saúde, num momento em que dificilmente ela seria encontrada com algum tipo de doença ou problema de saúde.

Isso foi aceito até meados da década de 80, quando se percebeu que, na verdade, esse é um período em que a mulher precisa se cuidar ainda mais, já que as chances dela desenvolver um problema de saúde é bem grande.

Infecções a vista

Na gravidez, a mulher está mais suscetível a apresentar problemas com infecções de todos os tipos. Não é à toa que os médicos pedem exames de toxoplasmose, rubéola e, num quadro de dor no baixo ventre, pode ser feito um exame de urina para descartar infecções no trato urinário, muito comuns na gestação.

As infecções ficam muito mais fáceis de acometer uma gestante do que uma mulher em qualquer outra fase da vida. Por isso, doenças como as que foram relatadas, além da H1N1, devem ser combatidas com vacinas e cuidados especiais nessa fase.

Alimente-se bem, tome medicamentos corretamente, e ingira Vitaminas

A alimentação é uma rica fonte de proteínas, vitaminas, minerais e vários outros tipos de compostos que são necessários ao organismo. Porém, no caso da mulher grávida, deve se ter um cuidado ainda maior.

Ingerir vitaminas apropriada para gestantes, como por exemplo o ácido fólico, pode  contribui na inteligência e desenvolvimento cerebral do seu bebê na gestação

Ingerir vitaminas apropriada para gestantes, como por exemplo o ácido fólico, pode contribui na inteligência e desenvolvimento cerebral do seu bebê na gestação

A alimentação feita de modo correto evita que a mulher tenha deficiência de muitos compostos essenciais para o desenvolvimento do bebê e, principalmente, o fortalecimento do seu sistema imunológico.

Na gravidez, a mulher deve tomar alguns cuidados, além da alimentação e vacinas. Ela também deve fazer uso de vitaminas que fortaleçam sua saúde, como o ácido fólico que, além de deixar sua saúde mais resistente, ainda contribui na inteligência e desenvolvimento cerebral do seu bebê na gestação.

Outras vitaminas podem ser tomadas durante a gestação e algumas, como o ferro, são as mais indicadas para mulheres que estejam com deficiência desse mineral e podendo, inclusive, estar com anemia. É importante ressaltar que a anemia na gravidez é uma doença que traz risco de saúde tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Coma proteínas, reduza o açúcar, e ingira Vitamina C

As proteínas têm como uma de suas funções regular a imunidade e fortalecê-la. Coma carne, de preferência branca, como a de peixes e frangos. Evite carne vermelha, que auxilia em problemas cardíacos entre outras doenças.

Já se sabe que a mulher, quando está grávida, fica com mais predisposição a querer consumir alimentos doces. Isso se deve a ação dos hormônios femininos e o próprio organismo, que consome mais energia para cuidar de você e do bebê, e necessita de glicose, ou seja, energia, para continuar funcionando bem.

Não pare de consumir açúcar, mas consuma com controle e cuidado, pois esse alimento pode auxiliar no aparecimento do diabete gestacional, por conta do aumento de peso. Fique atenta e não abuse!

A vitamina C é uma vitamina importante para o corpo humano, pois deixa a nossa imunidade muito mais fortalecida, principalmente contra gripes e resfriados, além de fortalecer pulmões, coração e todo sistema imunológico. A vitamina C é encontrada na laranja, caju, acerola, entre outras frutas cítricas.

The following two tabs change content below.

Fabio Pereira

Fábio Pereira cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é fundador do Semana a Semana, entusiasta em assuntos sobre gravidez e sonha em ter filhos com sua cara metade que ainda não encontrou.

Latest posts by Fabio Pereira (see all)

Comentários

Comentários



Comente sobre este assunto

Pergunte!

Dicas grátis no seu email!

Acompanhe-nos