Livros

Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » 5 Semanas de Gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: 5 Semanas de Gravidez

Único: Pergunta:(0) imprimir

Parabéns! Entramos na quinta semana! Neste estágio você já descobriu a sua gravidez, já experimentou e saboreou as primeiras modificações que estão ocorrendo no seu corpo, já começou a tomar as primeiras precauções, já fez sua primeira visita médica, iniciou o seu pré-natal e já tem a noção do que é ser mãe. Afinal, nesta etapa já começou a surgir as primeiras dúvidas, medos e preocupações comuns e sadias a todos os papais. Dúvidas de qual o profissional escolher para acompanhar a gravidez, de como contar para familiares e amigos, de como será o seu bebê, os questionamento de que será realmente uma boa mãe e outras questões mais passam a surgir nesta etapa. É saudável preocupar-se, porém não com exagero. Este é um momneto especial, seja esta sua primeira, segunda ou terceira gestação. Não apenas sua vida mudará, como a do seu parceiro, da família e dos amigos. Um bebê virá ao mundo, um novo ser que aoprenderá, produzirá, contruirá e será um ser humano que agregará valores e progresso ao universo. É lógico que é mais do que saudável perguntar-se como será este processo. Só não preocupe-se em demasia, por favor. Delicie-se e aproveite este momento ao máximo.

Quanto a gravidez propriamente dita, no sentido fisiológico e orgânico, o que até então era um procedimento interno já progrediu o sufieciente até a quinta semana da gravidez que começa a mostrar-se perceptível externamente. A cada hora que passa ocorre algumas maravilhas surpreendentes em seu corpo e no do seu bebê. E a grávida já tem consciência disto.

Nessa quinta semana; o bebê ainda continua imperceptível a olho nu a ponto de poder ser visto apenas por um aparelho microscópico. Esta ansiedade de poder observá-lo deve ser contida porque ,no entanto, não é algo que você precisa se preocupar. No decorrer do processo das semanas que virão o bebê continuará em desenvolvimento, aumentará de tamanho, continuando em progressivo e acentuamento aumento de tamanho, podendo crescer até um milímetro por dia.

Desenvolvimento do seu bebê

Através de uma ultra-sonografia marcada pelo seu médico poderá ser detectado os batimentos cardíacos do seu bebê. Ou seja,você ouvirá nitidamente o coraçãos de seu bebê que já está batendo a muito tempo mas ainda não era passível de observação! O crescimento do embrião nesta semana encontra-se aproximadamente entre 1,5 à 2,5 milímetros. Então através de uma ultra-sonografia também é possível visualizar o seu bebê e diferenciar algumas parte do seu corpo.

Alterações no seu corpo

Fisicamente, na quinta semana da gravidez, sem dúvida alguma você estará sentindo alguns dos sintomas mais comuns da gravidez, tais como náuseas, vômitos e sensibilidade mamária. Algumas grávidas declaram não sentir um ou outro sintoma, mas alguns destes já é claramente perceptível.

Neste princípio de gravidez, onde o embrião já está suficientemente fixado no útero, em franca fase de crescimento, o corpo da mulher está se modificando e a gravidez já foi devidamente notificada é mais do que necessário não exagerar e realizar trabalhos árduos ou que exijam muito do seu esforço físico.

A fadiga e o cansaço evidente também é um dos principais fatores observados nessa fase. Isto é não só comum como normal. Por este mesmo motivo é extremamente normal que a gestante passe a se sentir um pouco sonolentaem algum momento do dia. Além disso, devido ao aumento do hormônio hCG a gestante começará a perceber algumas modificações em seu “estado de espírito” e também poderá sentir mudanças repentinas de humor. Isto também é normal, mas passível de um auto controle a ser explorado, para não transformar-se naquele tipo de grávida chata e “pitizenta”. Encare seu mau humor com espirituosidade, afinal você pode dar-se ao luxo de ficar mau humorada – todos vão entender – mas há tantos mais motivos felizes e especiais nesta fase que estas irritações e nuances de humor comuns podem ser facilmente controlada.

O apetite da grávida mostrará uma guinada grandiosa; provavelmente cada vez mais alto. Sabores, odores e combinações diferentes passam a ser atrativas e interessantes. Sem dúvidas neste momento a grávida já deve está consumindo mais calorias do que consumia. É importante entender que a máxima de que “Você está se alimentando por dois” tem muito mais a ver com a qualidade do que com quantidade e variedade. Não adianta entupir-se de tudo que parece gostoso, gorduroso e calórico servindo-se do apoio da gravidez para expiar a culpa. É óbvio que é mais do que natural e merecido aproveitar da gravidez para saciar algumas vontades e desejos neste sentido, mas não esqueça-se de que está apenas no início da gravidez, muitos outros meses estarão por vir e os quilos também. É bem comum na gravidez que no primeir trimestre já possuem o peso que tranquilamente viriam a ter durante toda a gravidez. O que também pode vir a ocorrer é alimentar-se bem, porém sem os nutrientes e vitaminas necessários (e no estágio inicial da gestação não é apenas importante como fundamental para a correta e sadia formação do feto). Uma dieta balanceada e indicada por um especialista é muito importante. Não tente montar você mesma sua dieta ou apenas seguir conselhos da avó que é experiente e sabe muito, mas não sabe tudo. Por isso é importante você falar com o seu médico sobre a sua alimentação, pois ele lhe dirá exatamente o que você deve ou não fazer.

E chegamos ao final da primeira semana! O corpo está formado; a gravidez está em pleno vapor e todos já começam a ser notificados deste momento especial que a grávida se encontra.



Comente sobre este assunto