Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Grávida » 16 semanas de gravidez: a 16ª semana de gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

16 semanas de gravidez: a 16ª semana de gravidez

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Apenas quatro semanas até a marca de meio caminho! Aqui está uma lista de ponteiros para ajudá-lo durante esta semana.

Quais mudanças estão ocorrendo com seu corpo?
Seu útero continua a crescer e pesa aproximadamente 8 ½ onças (¼ de kg). Sua placenta também está crescendo e seu corpo está produzindo uma quantidade aumentada de líquido amniótico que ajuda a proteger seu bebê durante sua gravidez.

 

Agora, seu corpo tem cerca de 7 ½ onças (0,2 kg) de líquido amniótico que cercam seu bebê.

Quando você está grávida, seu volume de sangue aumenta em 30-50%, resultando em mais circulação sanguínea através do seu corpo. * Este aumento na circulação sanguínea faz com que seu rosto seja mais brilhante. Seu corpo também está produzindo hormônios que fazem com que suas glândulas de óleo funcionem em excesso, deixando seu rosto brilhante.

Ambas as coisas podem resultar em um “brilho da gravidez”. Se a sua pele se torna demasiado oleosa, você pode usar um limpador sem óleo para limpar o rosto. Além disso, apenas sorria e aproveite seu brilho!

Quão grande é o seu bebê?
Até o final da semana 16, seu bebê é de aproximadamente 5,31 polegadas (13,5 cm) (CRL) e pesa 2 ½ onças (0,07 kg). *

O que está acontecendo com seu bebê?
Seu bebê está se preparando para um surto de crescimento nas próximas semanas. A cabeça do seu bebê está mais ereto agora do que nas semanas anteriores. As orelhas e os olhos também estão situados em suas posições finais, dando ao seu bebê uma aparência mais identificável.

Vários dos sistemas corporais mais complicados também estão começando a funcionar, incluindo os sistemas urinários e circulatórios do seu bebê. O coração do seu bebê lança cerca de 25 litros de sangue por dia. No entanto, até a semana 40, esse montante aumentará para 1.900 litros por dia!

O que você deve planejar para esta semana?
Sua próxima consulta pré-natal pode ser nas próximas semanas.

Durante esta visita, seu médico pode recomendar algumas telas ou testes, incluindo:

Ultra-som
Alpha-Feta Protein (AFP)
Triplo teste
Amniocentese
O seu médico também pode querer discutir o seguinte:

Sintomas do ligamento redondo
Trabalho pré-termo
Escolhendo um pediatra
Aulas pré-natal
Aulas de parto
Dicas para melhorar sua gravidez
Você pode começar a sentir os primeiros movimentos do seu bebê entre 16 e 20 semanas. Se esta é a sua primeira gravidez, pode ser mais perto de 20 semanas antes de sentir o seu bebê se mover. Esses primeiros movimentos são freqüentemente descritos como sensação de bolhas de gás ou uma sensação de vibração.

Você pode ter sentido isso e nem sequer percebeu que era seu bebê. A quantidade de movimento e quando ocorre pode variar de uma gravidez para a próxima, por isso não é útil avaliar sua experiência de gravidez atual com base no que experimentou em gravidezes anteriores.

Dormir do seu lado torna-se mais importante neste momento; muitos provedores de cuidados de saúde recomendam que você não consiga dormir de costas quando chegar a 16 semanas. É por isso que é melhor usar travesseiros para sustentar seu corpo para garantir que você fique do seu lado durante a noite.

Dicas para o parceiro da mãe
A mãe começará a sentir os primeiros movimentos do bebê em algum momento durante as próximas semanas. Isso pode aumentar a experiência de ligação entre mãe e filho, mas às vezes o parceiro pode se sentir excluído.

Eventualmente, você também poderá sentir o bebê se mover, mas até então você pode se relacionar com seu bebê falando com ele diariamente. Se você não tem certeza do que dizer, você pode ler ou cantar para o seu bebê. [americanpregnancy]



Comente sobre este assunto