Você está aqui: Semana a Semana » Bebês » 15 semanas de gravidez: a 15ª semana de gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

15 semanas de gravidez: a 15ª semana de gravidez

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Você está uma semana mais perto de conhecer seu pacote de alegria! Leia mais sobre o que você pode esperar nesta semana.

Quais mudanças estão ocorrendo com seu corpo?
O ganho de peso médio neste momento da gravidez é de aproximadamente 5 libras (2,27 quilos). Você pode ganhar um pouco mais ou um pouco menos, o que é completamente normal. No entanto, se for significativamente mais ou menos, seu médico pode querer discutir sua dieta em sua próxima consulta pré-natal.

 

Alterações na forma do seu abdômen podem ou não ser visíveis para outros. Você pode sentir a parte superior do útero de quatro a cinco polegadas (10 a 12 centímetros) sob o seu barriga.

Quão grande é o seu bebê?
Até o final desta semana, seu bebê terá 4 ¾ de polegada (12 cm) de comprimento e pesará 2 onças (57 gramas).

O que está acontecendo com seu bebê?
A pele do seu bebê é muito fina, e os vasos sanguíneos podem ser vistos através da pele. Os ouvidos do seu bebê continuam a desenvolver-se externamente e parecem mais reconhecíveis. Os olhos do seu bebê estão se movendo em direção ao nariz dos lados da cabeça.

Os ossos do bebê estão começando a ossificar, o que significa que se um raio-x é tomado, o esqueleto seria visível. Os bebês dessa idade também foram vistos sugando seus polegares nas imagens de ultra-som.

O que você deve planejar para esta semana?
Seu provedor de cuidados de saúde começará a medir o seu fundus, ou a altura do fundo, nas suas consultas pré-natais. Esta é a distância entre o topo do seu osso púbico e o topo do útero. Clínicas maiores onde você não está assegurado para ver o mesmo fornecedor em uma base contínua pode traçar isso para medir o crescimento.

Também pode dar uma visão sobre a posição do bebê. Uma altura elevada do fundo pode indicar a apresentação da culatra, enquanto uma altura menor do fundo pode indicar uma posição lateral. Um exame ultra-sonográfico ou pélvico pode confirmar isso.

Dicas para melhorar sua gravidez
Muitas mulheres têm perguntas sobre posições de sono durante a gravidez. É melhor começar a dormir do seu lado. Esta é a posição de dormir mais confortável e saudável. Dormir nas costas faz com que seu útero exerça pressão sobre a aorta e a veia cava inferior, que fornece sangue para a parte inferior do corpo e para o bebê.

Mais tarde na gravidez, isso também pode dificultar a respiração. Dormir no seu estômago também exerce pressão extra no útero e deve ser evitado.

A maneira mais fácil de começar a dormir do seu lado é usar vários travesseiros extras ou um travesseiro de gravidez. Um travesseiro de gravidez suporta todo o seu corpo e pode variar de US $ 40 a US $ 100 ou mais. Muitas mulheres acham colocar travesseiros atrás das costas e entre os joelhos tão confortáveis ​​e menos dispendiosos.

Dicas para o parceiro da mãe
Seu parceiro precisa de ajuda para dormir de noite e ficar assim? Ajude-a a ajustar seus travesseiros para que ela possa se sentir confortável. Ofereça-se para lhe dar uma massagem nos pés ou costas antes da cama, então ela está muito relaxada e pode adormecer com mais facilidade.

Se você se levantar de noite ou antes dela pela manhã, seja sensível a ela, e lembre-se que pode demorar muito tempo para se adormecer, se ela for acordada. [americanpregnancy]



Comente sobre este assunto