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As semanas da gestação
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11 semanas de gravidez

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Como o seu bebê está crescendo

Seu bebê – um pouco mais de 1 1/2 polegadas de comprimento e aproximadamente o tamanho de uma figueira – agora está quase totalmente formado. Suas mãos em breve abrirão e fecharão em punhos, pequenos botões de dente começam a aparecer sob suas gengivas, e alguns de seus ossos começam a endurecer.

Figo marrom no ramo com folhas com fundo verde-claro
11 semanas: seu bebê tem aproximadamente o tamanho de um figueira
Ela já está ocupada chutando e esticando, e seus pequenos movimentos são tão fáceis que se parecem com balé aquático. Esses movimentos se tornarão mais frequentes à medida que seu corpo crescer e se tornar mais desenvolvido e funcional. Você não sentirá as acrobacias do seu bebê por mais um mês ou dois – nem notará o soluço que pode estar acontecendo agora que o diafragma está se formando.

Como a sua vida está mudando

Se você é como a maioria das mulheres, você está se sentindo um pouco mais enérgico agora e sua náusea pode estar diminuindo. Infelizmente, você também pode sofrer de constipação (causada por alterações hormonais, que podem retardar a digestão) e azia (hormônios novamente, relaxando a válvula entre o estômago e o esôfago). Apenas lembre-se, todo esse desconforto é por uma boa causa.

Não se preocupe se a náusea tornou impossível para você comer uma grande variedade de alimentos saudáveis ​​ou se você ainda não colocou muito peso (se você começou com um peso saudável antes da gravidez, os especialistas recomendam que você ganhe 1 para 5 libras durante o primeiro trimestre). Seu apetite provavelmente retornará em breve, e você começará a ganhar cerca de uma libra por semana.

Saiba quais dos seus sintomas são normais e quais são sinais de que algo pode estar errado. Você provavelmente também está se perguntando coisas como: Posso continuar a aula de dança? Os sacos de ar no meu carro podem ferir meu bebê? Que medicamentos frios são seguros para tomar agora? Descubra o que é seguro e o que não acontece durante a gravidez.

“Depois do meu primeiro par de viagens ao médico, onde eu sentei por longos períodos na sala de espera, aprendi a agendar meus exames pré-natais para a primeira hora da manhã ou a primeira consulta após o almoço. Não há acumulação de pacientes para superar então há pouca ou nenhuma espera “.
– V.W.B.

 

Saiba mais sobre: ​​Segurança alimentar com gravidez

Você provavelmente já ouviu muitos avisos sobre alimentos com risco durante a gravidez. Embora seja verdade que alguns alimentos representam um risco potencial para o seu bebê, a grande maioria está segura e o risco de desenvolver uma complicação de gravidez relacionada com alimentos é muito baixo. Aqui está a linha de fundo sobre segurança alimentar para que você possa fazer escolhas sábias sem preocupar-se.

Com quais alimentos devo ficar longe durante a gravidez?

Evite qualquer alimento que possa abrigar bactérias ou parasitas que possam fazer você ficar doente ou prejudicar seu bebê. Isso inclui carne crua ou pouco cozida, aves e peixes; ovos escorridos, pouco cozidos ou crus (e quaisquer alimentos que contenham ovos crus, como massa de biscoito caseiro ou molho holandês); e queijo macio e não pasteurizado. Não coma carnes refrigeradas e se espalha (como salmões, cachorros-quentes, salmão defumado, patê ou presunto ou peru de estilo deli), a menos que tenham sido aquecidos até cozinhar com água quente. E salte as saladas geladas preparadas da delicatessen (como salada de frango e salada de ovos), qualquer comida de buffet ou de piquenique que tenha estado sentada por mais de duas horas e frutas ou vegetais que não tenham sido lavados.

Alguns tipos de frutos do mar são ricos em metilmercúrio, o que pode causar danos ao cérebro em desenvolvimento de uma criança. Para minimizar a sua exposição ao metilmercúrio, não coma tubarão, peixe-espada, maça de rei ou azulejo (também chamado de anchova dourada ou branca). E limita-se a não mais de 6 onças de atum (“branco sólido”) ou bifes de atum por semana.

Por outro lado, há benefícios para comer frutos do mar: é uma boa fonte de proteína e a principal fonte de certos ácidos graxos ômega-3 que podem beneficiar a visão e o desenvolvimento do cérebro do seu bebê. A chave é escolher peixe com os níveis mais baixos de contaminantes e comê-los com moderação. Você pode ter até 12 onças (cerca de duas a três porções) por semana de peixes com baixo mercúrio, como salmão, camarão, abelha ou truta.

O que as bebidas devo evitar durante a gravidez?

O álcool é o principal ofensor durante a gravidez. Viaja rapidamente da sua corrente sangüínea para o seu bebê, e mesmo uma bebida por dia pode aumentar o risco de um problema por parte do bebê. Não existe uma quantidade segura de álcool durante a gravidez, por isso é melhor evitá-lo completamente. As outras bebidas para evitar o suco e o leite não pasteurizados e a ponche de peito. Existe um risco leve de que essas bebidas possam conter E. coli ou outras bactérias que possam prejudicar você e seu bebê.

Enquanto você pode ter ouvido que a cafeína é outra grande não-não durante a gravidez, na verdade, é bom com moderação. Após anos de controvérsia, a maioria dos pesquisadores agora acredita que, embora a cafeína atravesse a placenta, quantidades moderadas (menos de 300 miligramas por dia) não prejudicarão seu bebê. Isso é sobre o que você receberia de duas a três xícaras de 8 onças de café. (No entanto, você poderia obter tanto de apenas um copo de 8 onças se for fabricado muito forte.) E esteja ciente de que a cafeína espreita em outros lugares, como chocolate, chá, cola e muitos outros refrigerantes.

Como posso proteger-me da intoxicação alimentar?

Cozinhe cuidadosamente todas as carnes, aves e peixes. Use um termômetro de alimentos para testar a temperatura interna da carne, ou cozinhe até que não esteja mais rosa no meio.

Não deixe os restos por mais de duas horas. Reaque-os até cozinhar antes de comê-los.
Mantenha a carne não cozida separada de outros alimentos.
Lavar ou descascar completamente todas as suas frutas e vegetais.
Use água quente com sabão para lavar as mãos – e qualquer superfície que entre em contato com produtos não lavados; carne não cozida, aves, frutos do mar ou ovos; cachorros quentes; e carne congelada – antes de tocar produtos limpos ou carne cozida para que não contamine sua comida.
Consumir alimentos perecíveis e prontos para comer o mais rápido possível depois de comprá-lo, especialmente quando você abriu o pacote, mesmo que ainda não tenha passado a data de “uso”. A data de uso refere-se a produtos não abertos.

Atividade: Alcance para outras mães

As mulheres que já fizeram a transição para a maternidade podem oferecer bons conselhos e uma profunda compreensão do que você está passando. Se você e sua mãe tiverem um bom relacionamento, ela pode ser uma importante fonte de apoio. (Algumas – mas não todas – as mulheres acham que a gravidez os aproxima de sua própria mãe.) Se você não sabe por onde começar a conversa, pergunte a sua mãe ou a um amigo para falar sobre suas melhores e piores memórias de gravidez. Você também pode contactar as mães veteranas no seu BabyCenter Birth Club – é um ótimo lugar para encontrar mulheres com quem você se relaciona [Babycenter]



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