Gravidez: 11° Semana de Gravidez

7 de outubro de 2016

Quando você está grávida possui muitas perguntas, e se sua gravidez fosse uma maratona, você não estaria em casa agora. E or agora você está na semana 11, e em três trimestres a gravidez é dividida (cada um com aproximadamente três meses de duração). Se esta é sua segunda (ou terceiro ou mais) gravidez, você já pode estar aparentando estar grávida. O mesmo vale para aquelas que carregam múltiplos.

Assim como em outras semanas anteriores, esta semana não é uma exceção quando trata-se de crescimento rápido e grandes avanços ao se desenvolver.

O seu bebê está crescendo e nesta momento se passa muito ocupado com esta proeza, mas também se movendo como um pequeno acrobata. Enquanto isso ele ou ela está ocupada(o) esticando e rolando dentro do seu útero.

A semana 11 da gravidez é um ótimo momento para começar a planejar uma lua de mel: uma escapadela romântica com seu parceiro. Muitas mulheres se referem ao segundo trimestre como a fase da “lua de mel” da gravidez – espero que você descubra que as próximas semanas são um pouco mais fáceis de lidar do que nos meses anteriores.

De fato que chegar a esse ponto por mais difícil que tenha sido, no segundo trimestre seus hormônios devem começar se acalmar, sua energia pode começar a retornar e você pode até adotar o brilho de que já ouviu falar tanto!

Que sintomas são esses?

Cerca de 11 semanas seu futuro bebê está crescendo rapidamente. Durante a gravidez, os hormônios estrogênio e andrógeno alteram o padrão normal do crescimento capilar, transferindo mais cabelo para a fase de crescimento e saindo da fase de queda.
São reservados apenas para o topo de sua cabeça as alterações hormonais do cabelo. Em algumas mulheres grávidas também apresentam crescimento indesejado de pêlos no rosto, barriga, peito e braços.

Nesta fase da gravidez, você pode continuar a sentir sintomas físicos da gravidez, como:

Caso você tenha começado a avisar que está grávida para outras pessoas, pode estar recebendo muitos abraços, o que pode não parecer tão bom. Você pode estar sentindo bem grandes e macios, por isso não seja pega de surpresa se as melhores intenções de sua família e amigos causarem algum desconforto.

Como é o meu bebê?

Seu bebê, ou feto, é do tamanho de um um figo. Eles quase parecem humanos agora. A cabeça ainda está superdimensionada, porém o corpo está crescendo rapidamente para alcançá-lo. Os dedos das mãos e dos pés estão perdendo as correiras do Homem-Aranha e se separando. Existem pequenas unhas e orelhas em miniatura. Embora seu bebê esteja andando dentro do útero, e diante disto você não sentirá nada por várias semanas.