Livros

Você está aqui: Semana a Semana » Dúvidas » 19 Semanas de Gravidez – Semana a Semana
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: 19 Semanas de Gravidez – Semana a Semana

Único: Pergunta:(364) imprimir

19 semanas de GestaçãoAgora que você está praticamente na metade da sua gestação as coisas devem começar a ser planejadas para a chega do seu lindo bebê. Isso significa que a partir de agora você deve pesquisar as melhores lojas para comprar as coisinhas que serão necessárias para o seu bebê. É importante que essas compras estejam dentro da sua condição financeira e sejam planejadas com antecedência para não haver surpresas desagradáveis. Portanto, converse com o seu parceiro sobre como e quando vocês começarão a realizar essas compras.

Nesta semana o seu corpo poderá sofrer algumas alterações e o seu bebê começará a dar passos mais largos no seu desenvolvimento, chegando a crescer de forma surpreendente. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Nesta semana o seu bebê tem um desenvolvimento impressionante. Ele vai estar medindo algo em torno de 14 a 18 cm de comprimento e pesando aproximadamente 200 gramas.

O sistema digestivo do seu bebê já está funcionando, e mesmo não tendo necessidade de comer, o seu bebê começa a engolir o fluido onde flutua, o líquido amniótico.

O cérebro do seu bebê está cada vez mais desenvolvendo as suas habilidades de olfato, paladar, áudio, reflexo e até mesmo o tato. Se o bebê que está se desenvolvendo dentro de você for uma menina, as genitálias tavlez já possa reconhecida e ela já produziu cerca de 6 milhões de ovos em seus ovários, embora este número diminua em 4 milhões após o nascimento do seu bebê.

Uma substância branca e pegajosa, conhecida como vernix caseoso está sendo produzida ao redor do seu bebê para proteger a sua pele. Essa substância permanecerá em volta do seu bebê até os 9 meses, mantendo a pele do seu bebê macia e suave.

Além do vernix caseoso, o seu bebê também irá começar a produzir uma substância chamada mecônio. Essa substância é uma combinação de líquido amniótico, muco, lanugem, bile e células que foram derramadas pelo intestino do seu bebê, e será evacuada pelo seu bebê durante os primeiros dias de vida.

O seu bebê já está com os rins em pleno funcionamento, e isso significa que daqui a alguns meses você irá começar as fraldas do seu bebê, mas no momento você ainda não precisa se preocupar com isso, afinal ele ainda não nasceu.

Alterações no seu corpo

Você pode estar achando que a sua pele está mudando, o que é extremamente normal. Algumas partes de sua pele podem ficar secas, enquanto outras até um pouco esquisitas. Certas partes também podem ficar manchadas, em particular, a sua testa ou as suas bochechas, no entanto você não deve se preocupar com isso, pois as manchas vão desaparecer logo após o nascimento do seu bebê.

Nesta fase da sua gestação as suas pernas podem começar a inchar ou até mesmo aparecer varizes, o que é algo comum na gravidez. Portanto, evite passar muito tempo em pé e dobrar as pernas quando se sentar.

A maioria das mulheres que estão grávidas se sentem um pouco inseguras em ter relações sexuais com o seus parceiros, no entanto, não há motivos para se preocupar com isso, apenas se a sua gravidez for de risco e o seu médico tenha lhe dito para não manter relações sexuais, caso contrário, manter relações sexuais com o seu parceiro não irá compromoter a saúde do seu bebê.

Você também pode notar um certo desconforto devido a azia. Isso ocorre porque o seu útero empurra a sua barriga, e com isso o processo de digestação fica mais lento, causando a sensação de queimadura do esófago. Portanto, evite fazer grandes refeições, pois assim você estaria ajudando o processo digestivo. Também é muito importante que você consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicação para o alívio da azia.



Comente sobre este assunto