O que não pode faltar na alimentação de uma grávida

30 de janeiro de 2014

Toda futura mamãe se preocupa em seguir os conselhos para ter uma gravidez saudável e, especialmente, um bebê perfeito. Para alcançar esse objetivo, uma dieta equilibrada e balanceada durante a gestação é a garantia de que o bebê vai receber nos nutrientes necessários para o seu desenvolvimento saudável. Entre os alimentos essenciais, que não podem faltar na alimentação de uma grávida, estão os cereais, leguminosas, hortaliças, carnes, ovos, peixes, frutas e laticínios, todos possuem em sua composição vitaminas essenciais para fornecer a energia necessária para a mamãe e seu bebê. Enquanto alguns são essenciais, outros devem ser evitados durante a gestação, entre eles, alguns alimentos que tem cafeína, alguns derivados de leite, sushis e adoçantes artificiais.

Uma dieta equilibrada é fundamental

Uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e proteínas pode contribuir para o desenvolvimento saudável do organismo do bebê e fornecer a energia necessária para a futura mamãe durante toda a gestação. No caso dos pães, arroz, aveia e massas, eles são enriquecidos com ácido fólico e ajudam a prevenir a má-formação do cérebro e da medula. As leguminosas, entre elas o feijão, o grão-de-bico e a soja são ricos em ferro e evitam a anemia, muito comum entre as grávidas. As proteínas e o cálcio são muito importantes para a formação dos ossos e dentes dos bebês e podem ser encontradas no leite, queijos e iogurte. Peixes – principalmente atum, sardinha, salmão e arenque – são ricos em ômega-3, ajudam a proteger a saúde do bebê, estimulam a inteligência, melhoram a coordenação motora, além de reduzirem a possibilidade de partos prematuros.

Uma dieta equilibrada a base de frutas, ricas em vitaminas e em fibras, contribuem para o bom funcionamento do intestino

Uma dieta equilibrada a base de frutas, ricas em vitaminas e em fibras, contribuem para o bom funcionamento do intestino

A manutenção de uma dieta equilibrada (não regime de emagrecimento) é capaz de garantir a quantidade de nutrientes suficientes para o bebê e a mamãe. Isso não significa que a grávida tem de comer por dois. Segundo estudos médicos, basta, que a futura mamãe acrescente de 300 a 500 calorias por dia na sua alimentação que o desenvolvimento saudável do bebê estará assegurado. Comer além do necessário pode provocar um aumento de peso além do normal, podendo, ainda, contribuir para o aparecimento de várias doenças que podem prejudicar a gestação, como a diabetes gestacional, a hipertensão e o aumento do risco de parto prematuro. Por isso, as grávidas têm de ficar de olho na balança e, qualquer alteração mais significativa, o médico deve ser comunicado para que possa adaptar a dieta para evitar o ganho de peso.

A importância dos alimentos

Alguns alimentos, além de serem importantes para garantirem os nutrientes necessários para a mamãe e seu bebê, também podem contribuir para uma gestação saudável e sem ganho excessivo de peso. Esse é caso das hortaliças que, além de serem fontes de ácido fólico (que ajuda na formação do cérebro e medula, evitando a má-formação), fornecem a energia necessária sem provocar ganho de peso. Também as frutas, ricas em vitaminas e em fibras, contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre, muito comum durante a gravidez. Portanto, a grávida deve manter uma alimentação equilibrada e variada e, para que o bebê receba todos nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, é aconselhável que a mamãe procure fazer pequenas refeições ao longo do dia. Dessa forma, haverá um fornecimento de nutrientes para o bebê em intervalos regulares.

Com a manutenção de uma dieta especial para a gestação, a futura mamãe vai garantir sua saúde, além de fornecer os nutrientes necessários para desenvolvimento do bebê de forma natural e sem a necessidade de ingerir suplementos. Aqueles alimentos quem contêm componentes importantes para o período gestacional são as melhores opções para reduzir os riscos de má-formação do feto e prevenir as doenças mais comuns durante a gravidez, como o inchaço, a insônia e a prisão de ventre. Ovos, carnes, peixes, verduras, frutas, alimentos ricos em cálcio, pães, massas, oleaginosas e lactobacilos, entre outros, não podem faltar na dieta durante a gravidez. Ingerir alimentos pobres em nutrientes pode contribuir para o aumento de peso e incidência da anemia e não contribuem em nada para o desenvolvimento do organismo do bebê.