HigieneNenhum comentário

Beber leite durante a gravidez pode ser benéfico para a saúde da mãe e do bebê

Durante a gravidez, é necessário que as mamães de primeira viagem revejam o modo como se alimentam. É essencial prezar por uma reeducação alimentar no caso de pessoas que não estão habituadas a consumir alimentos como frutas, verduras, água – que são totalmente necessários, principalmente durante o período da gravidez, e também devem ser hábitos alimentares do bebê que está chegando. Esse tipo de alimentação infelizmente não é mantida por muitas pessoas, mas a questão é que o consumo excessivo de frituras, fast food e alimentos industrializados contribui para o excesso de peso e, também, para falta de energia e outros sintomas que podem aparecer de acordo com o passar da vida.

O estilo de vida unido à alimentação são fatores determinantes para a saúde no decorrer de toda a vida de uma pessoa. Durante a gravidez, o fato de que tudo o que a mãe come, bebe e sente é passado para a criança deve ser considerado. Não que isso precise virar uma neura ou um problema para a vida de quem está grávida, mas pelo contrário, deve ser um motivo a mais para conquistar hábitos mais saudáveis tanto no que diz respeito à alimentação, quanto no que diz respeito aos exercícios físicos que, de modo mais leve, devem ser praticados para que o condicionamento físico seja mantido, assim como a eliminação do stress e de outros fatores também possam ser relevados com a prática periódica dos exercícios. Diariamente é a frequência mais indicada. Caminhadas são muito agradáveis não só para a mãe, mas também para seu bebê.

O que comer?

Os nutrientes mais indicados para que tenham um consumo considerável principalmente durante o período da gravidez, são: cálcio, cromo, cobre, flúor, ácido fólico, iodo, ferro, magnésio, potássio, fósforo – todos os nutrientes que forem possíveis de serem consumidos durante esse período tão especial e, é claro, também após a gravidez, para manter a saúde equilibrada.

Beber leite durante a gravidez pode ser benéfico para a saúde da mãe e do bebê

Beber leite durante a gravidez pode ser benéfico para a saúde da mãe e do bebê

Para garantir o consumo adequado de cálcio, é necessário que a futura mamãe consuma quantidades indicadas para seu peso (e demais condições) de leite. Leite de soja, iogurte e figos secos também serão aliados na conquista pelo aumento do índice de cálcio, que é responsável por formar ossos e dentes fortes, assim como também auxilia no controle da frequência cardíaca e circulação do sangue. O ácido fólico deve ser consumido de acordo com a indicação de seu médico através de alimentos como verduras escuras (brócolis, couve, espinafre). Laranja também é uma boa fonte de ácido fólico, que é responsável por auxiliar na síntese do DNA e ajuda a fechar o tubo que abriga o sistema nervoso central.

O magnésio também tem importância em seu consumo tanto para a mãe, quanto para seu bebê, já que é responsável pela formação de dentes fortes, ossos resistentes, e regula os níveis de insulina e açúcar no sangue, ao mesmo tempo em que constrói tecidos. O magnésio é encontrado em alimentos como castanha-do-pará, espinafre, arroz integral e quiabo, por exemplo. Já o potássio, é fundamental para que o bebê tenha auxílio na atividade muscular (contrações, respostas) e no metabolismo e seu desenvolvimento.

A vitamina A também é um nutriente muito importante, é a partir dele que o desenvolvimento celular e dos olhos acontece. Metabolismo, uma pele saudável e resistência contra infecções também são conquistados através do consumo consciente de alimentos que contêm vitamina A, como suco de cenoura, batata doce e melão.

A vitamina C, por sua vez, é ótima para o sistema imunológico da mamãe, ao mesmo tempo auxilia na produção de colágeno e ajuda na formação de ossos e dentes, agindo juntamente ao cálcio durante o desenvolvimento do bebê. Suco de laranja, morango e brócolis são alimentos que têm alto nível de vitamina C incluído em sua composição. Portanto, invista nesses alimentos e conquiste uma saúde e uma gravidez muito mais equilibradas.

Seja o primeiro a comentar.

Adicione um comentário