Você está aqui: Semana a Semana » Crianças » Higiene » Dicas para grávidas vegetarianas
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Dicas para grávidas vegetarianas

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Gravidez é um momento muito especial para a maioria das mulheres. Tornar-se mãe, gerar uma vida, carregar consigo a responsabilidade de ter uma pessoa em seu ventre é um dom feminino.

A gravidez é algo sagrado e, por isso, requer cuidados especiais quando ela chega. Muitas mulheres precisam, no momento da gravidez, de uma mudança drástica no estilo de vida para que o desenvolvimento do bebê aconteça de acordo com o planejado pelos médicos. Todos os esforços são feitos para que o resultado seja o mais saudável possível.

Mas, o que fazer quando as mulheres já possuem um estilo de vida saudável? E um detalhe mais importante ainda: existem orientações especiais para mulheres grávidas que são vegetarianas?

Uma dado já é positivo na história. Normalmente, as mulheres tendem a cuidar melhor da saúde e esse já é um ponto positivo para a mamãe e para a criança. No caso das vegetarianas, parece inerente à condição de vida saudável a opção alimentar. Portanto, seguem algumas dicas de especialistas para as vegetarianas grávidas.

Respeitar a alimentação é importante

A alimentação adequada, saudável e balanceada é regra geral para todas as grávidas. Portanto, maus hábitos como fumo, bebida alcoólica, comidas gordurosas, frituras, condimentos e produtos industrializados estão fora do cardápio.

Respeitar a alimentação é tão fundamental quanto à responsabilidade da gravidez. Saiba que o corpo da mamãe é o corpo que nutre a criança que está na barriga. Portanto, para ser bem justo e até mesmo direto: mamãe, se você quiser, desrespeite sua saúde após a gravidez, mas durante esse momento especial e sagrado, não faça mal à criança, mesmo que de forma indireta.

Dicas para grávidas vegetarianas

A primeira dica para a mamãe vegetariana é que ela mantenha o consumo de água e de alimentos ricos em fibras. Isso ajuda muito no funcionamento regular do intestino e interfere na manutenção do peso do corpo, algo importante para uma gravidez saudável.

Outra dica é buscar uma orientação profissional, com uma nutricionista especialista em gestação ou uma nutricionista vegetariana, para saber se há necessidade de suplementos alimentares para suprir algumas vitaminas.

Algumas proteínas de origem animal são muito importantes para o fortalecimento do bebê. Neste caso, como a mãe vegetariana não faz ingestão de alimentos de origem animal, é natural a ingestão através de cápsulas. Uma substância importante que não contém no cardápio vegetariano é a vitamina B12, essencial para o fortalecimento da criança. Nesses casos, a mamãe precisa de um reforço alimentar.

A gestante vegetariana precisa se alimenta de fontes alternativas, como feijão e espinafre, sempre acompanhado de alimentos ricos em vitamina C

A gestante vegetariana precisa se alimenta de fontes alternativas, como feijão e espinafre, sempre acompanhado de alimentos ricos em vitamina C

Outra orientação para as grávidas vegetarianas é buscar uma fonte de ferro, já que elas não comem carne. Além da carne, o ferro pode ser encontrado em grande concentração no grão de bico, feijões e no açaí.

Os alimentos verdes escuros são ótimos para ingerir vitamina B9 e A. Além disso, aumente a vitamina C, que pode ser encontrada na laranja.

A proteína é indispensável para a grávida vegetariana. Portanto, coma tofu e lentilha. Não se esqueça também que os vegetais devem ser sempre cozidos. Os vegetais crus podem estar contaminados e podem prejudicar a saúde da grávida vegetariana e também do bebê. Qualquer problema, procure um médico

Saiba que a grávida vegetariana deve tomar cuidados alimentares redobrados se comparada com as grávidas que optam por uma alimentação tradicional. Portanto, se você sentir qualquer distúrbio que não seja natural da gravidez, procure um médico.

Outra informação muito importante: mesmo que você seja uma vegetariana experiente, no momento da gravidez procure um profissional nutricionista para fazer o acompanhamento de seu cardápio. Não queira arriscar com uma alimentação errada, pois isso pode prejudicar seu bebê.

Devidamente acompanhada, a grávida vegetariana não irá enfrentar nenhum problema e terá um período de muita felicidade e saúde abundante durante a gestação, tanto para ela quanto para o bebê.



Comente sobre este assunto