Você está aqui: Semana a Semana » Crianças » Higiene » Deficiência de vitamina D: Descubra os 5 sinais
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Deficiência de vitamina D: Descubra os 5 sinais

Único: Pergunta:(0) imprimir

Para que o nosso organismo possa funcionar de maneira adequada, ele precisa ter as quantidades certas de diversas substâncias e nutrientes, já que cada um tem uma função diferente para desempenhar, de modo que o corpo trabalhe bem. A vitamina D é uma dessas substâncias tão importantes, atuando diretamente na manutenção de ossos saudáveis, além de regular o metabolismo, fortalecer o sistema imunológico, proteger o coração e o cérebro além de várias outras funções.

Foto de alimentos ricos em vitamina D

Foto de alimentos ricos em vitamina D

Existem alguns sinais que lhe permitem identificar se você tem o problema de deficiência de vitamina D em seu organismo. Conheça agora cinco deles!

  • Gripe e problemas respiratórios
    Estudos recentes chegaram a comprovar que a falta de vitamina D no organismo aumenta a predisposição às gripes e resfriados, por isso, quem adoece dessa maneira com frequência, pode estar com níveis baixos de vitamina D. Essa questão é ainda mais evidente nas crianças. A resposta para isso é bastante simples: como já foi mencionado anteriormente, essa vitamina tem papel importante na defesa do organismo, ou seja, no sistema imunológico. Quem está com índices satisfatórios de vitamina D pode se considerar mais protegido das gripes, resfriados e problemas respiratórios.
  • Fraqueza muscular
    A vitamina D é muito importante para os tecidos muscular e esquelético, por isso, quem apresenta sintomas de fraqueza e fadiga além do natural também pode estar com deficiência dessa vitamina. Isso pode levar a dores musculares além da exaustão acima do limite, algo que chega a prejudicar o cotidiano. É um sinal que merece atenção!
  • Diabetes
    É isso mesmo, o excesso de açúcar no sangue pode ser uma indicação de que as quantidades de vitamina D no seu organismo não estão sendo suficientes. Análises já chegaram a comprovar que pessoas que receberam doses corretas de vitamina D, chegaram a reduzir em 80% as chances de desenvolver a diabetes tipo 1. Por isso, os diabéticos devem fazer exames para constatar como está a sua concentração de vitamina D.
  • Doença periodontal
    A vitamina D é importante para manter a dentição fortalecida, por isso, as pessoas que apresentam essa doença crônica que se manifesta na gengiva, podem entender como um alerta para verificar os níveis de vitamina D. É essa vitamina uma das grandes responsáveis pela produção de compostos que reduzem drasticamente a quantidade de microorganismos na boca.
  • Depressão e esquizofrenia
    Por mais impressionante que seja a falta de vitamina D (ainda mais quando associada a outros fatores), pode levar a quadros depressivos e esquizofrênicos. Quando um paciente apresenta esses sinais, o médico deve procurar alguma evidência de que esteja com falta de vitamina D no organismo, pois há uma estreita relação entre essa substância e o cérebro.

Para manter os níveis de vitamina D em dia, é importante se expor ao sol por cerca de vinte minutos todos os dias, principalmente no sol da manhã, antes das dez horas, que não chega a prejudicar a pele. Além disso, alguns alimentos também ajudam, como peixe, ovo cozido, carne bovina, óleo de fígado de bacalhau e outros.

5 semanas de gravidez é um período extremamente importante de desenvolvimento intra-uterino. Neste momento, todos
O que mais se precisa quando está ao lado de uma família que está de
Na hora certa você precisa saber que está ao alcance de saber o que está
O que precisa dizer quando o filho está com o infimo de querer fazer o
O que é estar pensativa quando precisa estar para o que precisa entender que é


Comente sobre este assunto