HigieneNenhum comentário

A maternidade envolve um grande estágio na vida da mulher e de toda a família. Começa já com a concepção da criança, segue durante os nove meses de gestação e continua depois do nascimento do bebê. Um ponto importante sobre o qual todas as mamães devem pensar com muita atenção e carinho é a amamentação. O leite materno é o melhor alimento para o bebê, e o ideal é que seja utilizado durante todo o primeiro ano de vida da criança, mesmo quando outros alimentos começarem a ser introduzidos aos poucos.

O leite que a mãe produz contém todos os nutrientes dos quais a criança precisa para se manter alimentada e saudável, como proteínas, vitaminas, sais minerais, lactose e outros, sendo fundamental para desenvolver o sistema imunológico do bebê. Além disso, o leite materno também ajuda a fazer com que o vínculo entre mãe e filho se torne ainda mais estreito.

É por isso que existem, inclusive, campanhas de âmbito nacional que têm como principal objetivo incentivar a amamentação, já que se trata de um ato de amor que faz parte da maternidade. Se você está planejando ter um filho ou se já estiver grávida, não deixe de amamentar seu bebê em seu primeiro ano de vida.

Mulheres com prótese podem amamentar?

É natural que as mães que possuem próteses de silicone fiquem em dúvida em relação a poder ou não amamentar a criança, dilema que será esclarecido agora. Existem tipos diferentes de cirurgias para o implante de prótese, por isso, o ideal é que você converse com seu médico ou com o pediatra do seu filho, para saber se, em seu caso específico, haverá a possibilidade de amamentação.

Você deve estar preparada para caso esteja com os mamilos sensíveis

Você deve estar preparada para caso esteja com os mamilos sensíveis

Se você puder amamentar, é importante estar preparada para algumas possibilidades: você pode estar com os mamilos mais sensíveis, o que fará com que sinta mais desconforto do que outras mulheres, e isso é normal. Além disso, também poderá ter febre ou arrepios, mas poderá continuar amamentando o bebê. Também é possível que a sua produção de leite seja menor do que de outras mamães – nesse caso, uma opção é utilizar as bombinhas depois das mamadas da criança, para estimular o organismo a produzir o leite.

Quando as próteses de silicone são implantadas por meio de cortes que ficam localizados sob a dobra do seio ou pela axila, normalmente a amamentação pode acontecer normalmente. Já se a intervenção tiver sido central, ou seja, na região da auréola, pode ser um pouco mais complicado. É por isso que apenas o médico poderá dizer com total certeza se será possível amamentar seu filho normalmente.

O mais importante é que as mães que têm essa possibilidade não abram mão do aleitamento, pois essa é uma forma de proteger seu filho de possíveis doenças que se aproveitam da fragilidade que o bebê tem. A melhor maneira de garantir que seu filho seja alimentado com todos os nutrientes dos quais precisa nos estágios iniciais da sua vida, sem dúvida, é a amamentação.