HigieneNenhum comentário

Comer alimentos leves, e mais vezes ao dia ajuda o intestino a trabalhar melhor

Um dos casos que podem gerar desconforto na mulher é o intestino. Durante a gestação, ele tende a ficar mais preso e fará você sentir mal-estar e dores no ventre, que podem, inclusive, trazer problemas quando a gestação vai se aproximando do final. Veja como cuidar do seu intestino para ter uma gravidez tranquila e repleta de paz até a chegada do bebê.

Intestino solto ou preso

A maior parte das gestantes reclama que o intestino ficou preso depois que engravidou, a ponto de ficar vários dias sem conseguir usar o banheiro. Esse incômodo é resultado da própria gestação: na gravidez, conforme a barriga e o bebê crescem, o intestino vai sendo pressionado e, se a mulher comeu demais ou comeu alimentos muito gordurosos (que são mais difíceis e lentos de serem digeridos), pode haver uma sensação de estufamento, gases e, finalmente, o intestino preguiçoso.

Na gravidez, é raro acontecer de algumas mulheres sentirem o intestino mais solto, mas isso pode ocorrer. No caso de haver diarreia, é preciso conversar com seu médico e fazer exames para ver se está tudo bem e não ocasionar riscos para você e seu bebê.

Evite uma alimentação muito pesada

Com uma barriga que só tende a crescer nos próximos meses, a mulher gestante deve ter atenção redobrada com a sua alimentação, tomando todo cuidado para que sua alimentação seja o mais leve possível.

Comer alimentos leves, e mais vezes ao dia ajuda o intestino a trabalhar melhor

Comer alimentos leves, e mais vezes ao dia ajuda o intestino a trabalhar melhor

Quando dizemos leve, quer dizer que você deve evitar alimentos com calorias em dobro ou que não sejam saudáveis, como alimentos com gordura saturada, doces em demasia, alimentos difíceis de digerir (como carne vermelha) e uma quantidade muito grande de comida.

Procure comer mais vezes ao dia, mas em pouca quantidade, buscando sempre beber bastante água, que ajuda o intestino a trabalhar melhor, além de ajudar na produção de leite para quando o bebê nascer.

Coma fibras

A mulher grávida precisa comer mais fibras do que uma mulher que não está grávida. Isso, porque as fibras ajudam a seu intestino trabalhar normalmente e na gestação, com toda a lentidão normal que a gravidez em si provoca no intestino, é preciso que haja um aumento das fibras em sua alimentação para um funcionamento melhor do intestino. As fibras mais recomendadas são as fibras integrais como milho e aveia. Coma um pouco de mel adoçado nas fibras, que ajuda ainda mais o intestino, além de fortalecer o sistema imunológico.

Beba água

Ingerir água é bom em qualquer momento da vida, mas na gravidez essa prática tem uma importância ainda maior. A água ajuda você a desinchar, deixa sua pele mais hidratada, ajuda na oxigenação do seu corpo, elimina toxinas e ainda refresca e facilita a digestão e o intestino. Beba dois litros de água por dia mesmo gestante, pois ela regula e controla seus níveis de colesterol, sal e açúcar, inclusive seu intestino e todos os órgãos do seu corpo e de seu bebê.

Coma frutas e verduras

As frutas e as verduras têm fibras solúveis e fáceis para a digestão e eliminação pelo intestino. Além disso, são gostosas e ótimas para manter a saúde e equilibrar seu peso durante a gravidez. Coma uma a duas frutas por dia, além de um almoço com verduras frescas. Com isso, você terá mais saúde à mesa e seu intestino ficará mais leve e trabalhará normalmente.

Seja o primeiro a comentar.

Adicione um comentário