Você está aqui: Semana a Semana » Crianças » Higiene » A importância da Vitamina D na Gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

A importância da Vitamina D na Gravidez

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Durante a gestação, além de ter uma alimentação saudável, a mulher deve se preocupar com a quantidade de vitaminas essenciais que ela precisa ter em seu organismo para garantir o bom desenvolvimento do bebê. Toda futura mamãe precisa ter níveis regulares de vitaminas e minerais que são extremamente importantes. Entre eles, destacamos a Vitamina D.

Para obter os níveis recomendados de vitaminas e minerais, as gestantes precisam de uma alimentação equilibrada e saudável. Também é possível recorrer a suplementos para alcançar esses níveis, mas isso só deve ser feito com a expressa recomendação do médico responsável pelo pré-natal.

O nível ideal de Vitamina D para uma gestante é de 10 microgramas por dia. Essa vitamina deve ser reforçada no organismo durante os nove meses de gravidez e, também, durante a amamentação.

Uma orientação muito importante é buscar multivitamínicos que não tenham vitamina A, pois ela pode ser prejudicial ao bebê. A vitamina D também pode ser encontrada em alguns alimentos específicos, como veremos a seguir.

Onde encontrar a Vitamina D

Uma ingestão adequada de vitamina D é muito importante para preservar os ossos e o metabolismo. Essa vitamina também aumenta o bem estar e melhora as condições de saúde da gestante. Os suplementos corretos de vitamina D são importantes para proporcionar ao seu bebê a quantidade de vitamina exata que ele precisa.

A vitamina D ajuda a aumentar a resistência dos ossos e melhora o desempenho dos músculos e dos nervos. Ela também evita a coagulação do sangue e garante o bom crescimento celular no organismo. Para as mamães, essa vitamina também serve como um reforço de energia.

Fontes de vitamina D

Fontes de vitamina D

A vitamina D é encontrada em cereais, ovos, produtos de soja, leite em pó e em óleos de peixe. Essa vitamina é chamada de vitamina do Sol, pois a luz solar ajuda durante sua síntese no organismo. Para manter um bom nível de vitamina D, é fundamental que as futuras mamães também tomem banhos de Sol todos os dias. O recomendado é aproveitar o sol da manhã ou do final da tarde para absorver mais vitamina D. A vitamina D é responsável pela absorção de cálcio no organismo. Ela ajuda na formação dos ossos e dos dentes do bebê. Além disso, a vitamina D regula a quantidade de fosfato no corpo.

Outro benefício dessa vitamina é que ela ajuda a combater o estresse, pois atua na síntese de melanina e na diferenciação celular. O leite materno é uma fonte natural de vitamina D e, por isso, é essencial para a saúde do bebê nos primeiros anos de vida.

Riscos da insuficiência de Vitamina D

A falta de vitamina D pode levar ao raquitismo, uma doença que prejudica o desenvolvimento dos ossos das crianças. Evite qualquer risco de insuficiência de vitamina D. Lembre-se de que, com uma breve exposição ao Sol, você já é capaz de regular os níveis dessa vitamina tão importante para a sua saúde. Converse com seu médico e encontre a melhor forma de consumir vitamina D.

Você também pode procurar uma nutricionista para buscar uma dieta balanceada, com todos os níveis de vitaminas e minerais que você precisa para ter uma gravidez mais saudável e sem riscos. Combinando os alimentos mais adequados, você conseguirá controlar melhor o peso durante toda a gestação e evitará o surgimento de doenças associadas à gravidez, como diabetes gestacional e pressão alta.

Tente combinar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos regulares durante toda a gestação. Essa é a melhor maneira de viver plenamente a gravidez.



Comente sobre este assunto