Sem categoriaNenhum comentário

A gestação é um marco importante na vida de muitos casais, afinal, o amor existente entre o homem e a mulher é capaz de gerar uma nova vida, que se desenvolve durante nove meses no ventre materno. Neste período, toda a família realiza uma verdadeira reestruturação, a fim de proporcionar o melhor ambiente possível para a futura mamãe, garantindo a sua qualidade de vida e, consequentemente, um bom desenvolvimento para o bebê que está a caminho.

A cada novo exame, mãe e pai percebem que a criança está crescendo, aos poucos vai tomando as formas com as quais irá nascer, desenvolvendo cada órgão e sistema, que serão responsáveis pela manutenção da sua vida. No entanto, a gestação nem sempre é uma fase muito fácil, embora algumas mulheres não sintam absolutamente nada, outras têm vários incômodos durante a gravidez, decorrentes de todas as transformações que acontecem no organismo para torná-lo apto a gerar uma nova vida.

A saúde durante a gestação

A saúde da mulher fica mais sensível na gestação, o corpo consome muitas energias para promover o crescimento do feto, por isso, a mulher deve se cuidar o máximo possível, alimentar-se adequadamente, com todos os nutrientes necessários, fazendo suas refeições a cada três horas. Além disso, essas mulheres também podem e devem se dedicar à prática de atividades físicas moderadas e orientadas por um profissional, também precisam evitar ao máximo o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.

Outro aspecto que acaba incomodando um pouco algumas gestantes é a questão do sono. Dormir bem durante a gravidez pode ser um grande desafio, no entanto, algumas medidas podem ser de grande ajuda. Inclusive, existem mulheres que sofrem por terem se apegado a certos hábitos antes de ficarem grávidas, que agora as impedem de ter um sono tranquilo.

Passo a passo para dormir bem durante a gestação

O primeiro passo para dormir bem, como já foi citado, é não fumar e nem ingerir bebidas alcoólicas, pois além de todos os malefícios que trazem para a criança, também prejudicam o sono. Evitar a cafeína também é importante, por isso, não tome café ou refrigerante durante a tarde e à noite.

Deixar hábitos que podem ser prejudiciais a saúde da criança e ao seu sono pode proporcionar grande facilidade para cair no sono e ter uma noite tranquila.

Deixar hábitos que podem ser prejudiciais a saúde da criança e ao seu sono pode proporcionar grande facilidade para cair no sono e ter uma noite tranquila.

O quarto deve ser um ambiente capaz de passar tranquilidade, por isso, é importante deixá-lo confortável e bem arejado, já que as gestantes tendem a sentir mais calor do que o normal. Usar roupas mais leves para dormir também pode ajudar muito a ter um sono de qualidade. Se o seu problema for ter muita azia e sintomas de má digestão durante a noite, observe como está a sua alimentação, se você não está exagerando nas “guloseimas” que não fazem tão bem para a saúde, ou se não está fazendo refeições muito pesadas antes de se deitar.

Evite ficar pensando em seus problemas, preocupações ou naquilo que precisará fazer no dia seguinte, simplesmente deite e relaxe! Você pode ler algumas páginas de um livro ou colocar uma música tranquila e em volume bem baixo, para ajudar o sono a vir, mas o importante é que, ao cruzar a porta do quarto, os problemas sejam deixados para trás, pelo seu bem e também do bebê. Não há nada de errado em tirar um cochilo no meio da tarde, pelo contrário, pode até beneficiar a sua atenção e concentração, no entanto, evite dormir muitas horas, para não atrapalhar o sono noturno.

Durante a noite, depois de chegar do trabalho, procure ter uma rotina agradável, jantando algo leve, em boa companhia e descansando um pouco antes de ir para a cama, com isso, você pode ir desacelerando o metabolismo gradativamente e, ao se deitar, pegará no sono com muito mais facilidade.

Seja o primeiro a comentar.

Adicione um comentário