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Como lidar com sentimentos de ciúmes
Por Leslie Becker-Phelps, PhD

Casal na cama
Se você já se sentiu ciumento antes, você já sabe: O ciúme é um sentimento poderoso. Quando ele espirais desmarcada, pode levar as pessoas a agir de maneiras que destroem seu relacionamento, como espionar seu parceiro ou tornar-se agressivamente possessivo. Então, se você luta com o ciúme, é uma boa idéia para aprender a responder de forma diferente quando os sentimentos greve.

Comece questionando suas reações reflexivas e, em seguida, escolha responder de forma diferente. O Dr. Robert Leahy, um notável terapeuta cognitivo-comportamental, sugere maneiras saudáveis ​​de lidar com alguns dos pensamentos ciumentos mais comuns:

“Eu estou me sentindo tão ciumento que eu tenho que fazer algo sobre isso.”

Enquanto algumas pessoas têm esse pensamento consciente, muitos outros apenas experimentam a necessidade de agir em seu ciúme sem realmente refletir sobre sua experiência. Eles se concentram em como eles estão perdendo (ou pode perder) a atenção ea afeição da outra pessoa; E agem sobre isso, como pedindo consolo ou exigindo atenção.

Em vez disso, pratique observando seus sentimentos invejosos. Reconhecer suas preocupações e medos sobre o seu relacionamento está sendo ameaçado. Em seguida, avalie a situação. Se não houver necessidade realista de se preocupar, assegure-se de que seu relacionamento é seguro para o momento. E lembre-se que sentindo ciúmes não significa que você precisa agir sobre esse sentimento. Se você tem uma boa razão para se sentir ameaçado, então você pode decidir sobre uma maneira saudável de lidar com a situação, como falar com seu parceiro.

Outra boa maneira de lidar com sentimentos de ciúmes é fazer o oposto do que você quer fazer. Por exemplo, em vez de expressar raiva para com o seu parceiro, você pode pensar sobre as maneiras que têm sido cuidar e, em seguida, expressar o seu amor.

“Se você realmente me ama, você não vai se interessar ou sentir-se atraído por outra pessoa.”

Isso pode se sentir absolutamente, positivamente verdade. Mas sentir algo fortemente não o torna verdadeiro. Quando você se sente sentindo isso, considere se você realmente acredita nisso. Você provavelmente gostou de passar tempo com outra pessoa sem que isso signifique que você não estava mais interessado em seu parceiro.

“Eu sinto que há algo errado comigo por ter ciúmes.”

Às vezes as pessoas pensam que há algo de errado com eles para ter certos sentimentos, como o ciúme. Ele pode ajudar a lembrar a si mesmo que muitas pessoas lutam com sentimento ciumento e estão chateados com isso. Reconheça que sentir dessa maneira pode ser difícil. Respondendo a si mesmo desta forma, você se encoraja a ter empatia e compaixão pela sua luta. Então, ao invés de alimentar o seu ciúme ou raiva para si mesmo, você pode trabalhar em nutrir seu amor e senso de segurança com seu parceiro. Se você freqüentemente ficar chateado com você mesmo por se sentir falho, então você também se beneficiar de trabalhar em melhorar a sua auto-imagem, talvez até mesmo em terapia.

Ao abordar esses pensamentos ciumentos, ele também pode ajudar a distanciar-se deles, dizendo a si mesmo: “Eu tenho uma mente ciumenta.” Isso pode ser especialmente eficaz quando você acredita que seu parceiro é confiável e não ganhou a sua desconfiança. O foco aqui, como com o conselho acima, é em mudar sua reação a seu ciúme. Quando você é capaz de observar suas reações ao seu ciúme e escolher responder de forma diferente, você pode nutrir um relacionamento mais feliz, emocionalmente mais seguro.

Entradas para o blog Relações são apenas para fins educacionais gerais. Eles podem ou não ser relevantes para sua situação particular; E eles não devem ser invocados como um substituto para aconselhamento profissional individual, diagnóstico ou tratamento. Se você precisar de ajuda para um problema emocional ou comportamental, por favor, procure a assistência de um psicólogo ou outro profissional de saúde mental qualificado.

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