Pergunte Responda

8 sinais de início da gravidez

Sua menstruação ainda não está atrasada, mas algo parece diferente. Há outros indícios de que você está grávida? Algumas mulheres notam mudanças no seu nível de energia, humor, ou seios – é muito parecido com TPM. Outros sinais podem pegá-la de surpresa, como desmaios, uma mudança no seu olfato, ou mais idas ao banheiro. Suas […]

8 sinais de início da gravidez

Sua menstruação ainda não está atrasada, mas algo parece diferente. Há outros indícios de que você está grávida?

Algumas mulheres notam mudanças no seu nível de energia, humor, ou seios – é muito parecido com TPM. Outros sinais podem pegá-la de surpresa, como desmaios, uma mudança no seu olfato, ou mais idas ao banheiro.

Suas mudanças hormonais já estão a todo vapor, antes mesmo de fazer aquele teste de gravidez.

1. Seios sensíveis

Um dos primeiros sinais é muitas vezes dolorido, seios sensíveis. Você pode sentí-los mais inchados e pesados. Você pode, inclusive, perceber a área ao redor do mamilo ficando maior e mais escura.

A maioria dos sintomas da gravidez precoce, incluindo seios sensíveis, está relacionada com o aumento dos níveis do hormônio progesterona, diz Treesa McLean, parteira licenciada. Outra razão pela qual seus seios incham é que seu corpo mantém mais água durante a gravidez, o que pode fazer você se sentir inchada também.

“Use um bom sutiã de apoio, especialmente enquanto se exercita”, diz McLean.

2. Fadiga

“Mulheres que nunca sentiram vontade de tirar um cochilo antes, de repente começam a precisar de cochilos durante o primeiro trimestre”, diz Jeanne A. Conry, médica e PhD. Neste ponto, é a progesterona extra que está fazendo você se sentir cansada.

Você pode olhar um pouco adiante e encontrar um aumento de energia em seu segundo trimestre, mas saiba que o cansaço aparecerá novamente quando você entrar na reta final, diz ela. A melhor coisa a ser feita é acompanhá-lo: vá ​​para a cama mais cedo, e aproveite a chance de tirar uma soneca quando você puder.

3. Mudanças de humor

Aquelas alterações hormonais que fazem você ficar emotiva durante seu ciclo menstrual aparecem durante o período inicial da gravidez também.

E uma vez que você sabe que está grávida, você pode ficar estressada com a ideia de se tornar mãe. “Mesmo se for planejado, pode haver muito medo”, diz Conry. “Nós vemos o resultado positivo do teste de gravidez e já temos a vida do bebê (e o resto de nossas vidas) planejada em um momento”.

A fadiga e a fome podem causar mudanças piores de humor, diz McLean, então tente encontrar tempo para descansar e comer pequenos lanches ao longo do dia.

É provável que você se sinta melhor em 14 a 16 semanas, diz Conry. Se isso não acontecer, converse com o seu médico. Ele pode recomendar alguém para prestar apoio durante e depois da gravidez.

4. Sensação de tontura

Algumas mulheres sentem muita vertigem ou tontura durante o início da gravidez. Algumas têm até desmaios. Isso pode ser ação de hormônios, ou pressão baixa, diz McLean.

Procure seu médico para ter uma ideia melhor do que está acontecendo. Se o seu açúcar no sangue está baixo, tente comer pequenas refeições mais vezes ao longo do dia.

Para muitas mulheres, a sensação de tontura melhora após o primeiro trimestre, diz ela.

5. Náuseas e vômitos

Os enjoos podem começar cedo, embora náuseas e vômitos em si geralmente não costumam aparecer em até 7 a 9 semanas, diz Conry. Refeições pequenas e frequentes, ricas em proteínas, podem ajudar a controlar o seu estômago desconfortável. Manter-se hidratada também.

Para ajudar com que os fluidos desçam facilmente, McLean sugere a adição de fatias de pepino ou morangos na água. Suco de frutas diluído, chá de gengibre ou um chá básico de gravidez (eles normalmente contêm folhas de framboesa vermelha e urtiga) também são boas opções. Chá de hortelã pode ajudar com náuseas, mas ela avisa que pode causar azia, outro sintoma comum da gravidez, e pior.

Um lanche antes de dormir, como um pequeno pedaço de queijo e algumas nozes, pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue durante a noite para que você não acorde sentindo-se muito doente.

Náuseas geralmente desaparecem em 12 semanas, apesar de algumas pessoas acharem que duram por 16 semanas e outras acharem que isso nunca vai embora. Verifique com seu médico se você estiver vomitando demais, se não estiver mantendo qualquer coisa no estômago ou se estiver perdendo peso, diz McLean. Existem medicamentos que ajudam a amenizar os desconfortos matinais.

6. Enjoo com alimentos específicos

Não suporta o cheiro – e muito menos o gosto – de certos alimentos? Algumas mulheres acham que um dos primeiros sinais de gravidez é o olfato sensível. Odores que antes eram bons tornam-se absolutamente repugnantes. Outras mulheres desenvolvem um gosto estranho na boca do qual elas simplesmente não conseguem se livrar, diz McLean.

Se grupos inteiros de alimentos ficam literalmente fora da mesa, já que eles fazem você se sentir como se estivesse prestes a vomitar, não se preocupe com o bebê. “O bebê é muito bom na absorção de nutrientes da mãe nesta fase. É a mãe quem sofre, não o feto”, diz Conry.

Tome uma vitamina pré-natal para se certificar de que você está recebendo nutrientes e ácido fólico, o que você precisa para evitar certos defeitos congênitos. Beba muitos líquidos também. Desde que você evite ficar desidratada, você deve passar por esta fase muito bem, diz ela. Você provavelmente vai diminuir ou acabar com o seu enjoo a medida que o segundo trimester se aproxima.

7. Fazer xixi muitas vezes

Seus rins têm que processar mais urina durante a gravidez. Além disso, o seu útero fica maior e pressiona sua bexiga. Juntos, o resultado é um monte de idas ao banheiro.

“Algumas mulheres que não sabem que estão grávidas pensam que têm uma infecção urinária”, diz Conry.

Ter que se levantar no meio da noite para fazer xixi pode ser irritante, mas não beba menos líquido por isso, diz McLean. Você precisará de mais fluidos para manter água suficiente em seu corpo.

8. Manchas de sangue e cólicas

Cólicas ou um pouco de sangue vindo mais cedo do que você esperava sua menstruação pode ser um sinal de que o óvulo fertilizado está no momento de implantação no útero.

Continuar sangrando até sua sexta ou sétima semana pode ser normal. Nesse ponto, diz Conroy, o seu médico pode fazer um ultrassom para verificar se o bebê está se desenvolvendo normalmente.

[Webmd]


2 Replies to “8 sinais de início da gravidez”

  1. ana disse:

    gostaria de saber se no final da mestroacao tem perigo de engravidar?????responda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *