Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 3 a 6 anos » Criança com 4 anos e 6 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Criança com 4 anos e 6 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

E agora, por mais incrível que pareça, o seu “bebê” já está com 4 anos e meio, ou melhor, com 54 meses de vida! Já passamos pelo tempo em que ele aprendia a engatinhar, a andar, falar, brincar e outros, e agora, cá está esse bebê grandão, tão esperto ao ponto de ensinar algumas coisas aos papais babões.

Lembra quando o seu pequeno, no primeiro ano de vida, aprendia a comer e a diferenciar sabores? O salgado, o doce ou o amargo começavam a ser diferenciados e os pais já achavam aquilo lindo! Agora, com quatro anos e meio, o seu pequeno filho cansou de comer só com colher, e ele quer experimentar comer com o garfo e a faca. Essa vontade dos pequenos de comer de garfo e faca geralmente se dá por comer na mesa com os pais e acompanhá-los nas refeições.

Criança com 4 anos e 6 meses de idade

Com essa idade, a criança começa a se tornar mais independente e, certamente, o primeiro passo para fazer isso é imitando alguns costumes rotineiros dos pais, começando, é claro, pela forma de se alimentar.

Sendo assim, a faca (antes, uma perigosa inimiga) entra em cena, auxiliando na substituição que fora feita da colher pelo garfo. A faca, é claro, deve ser sem ponta afiada e deve ter um tamanho bem menor do que as utilizadas pelos pais. Além disso, para ajudar a estimular o seu pequeno, vale a pena comprar talheres de seus personagens preferidos, seja do cinema ou dos livros.

Já nessa fase você irá perceber o quanto o seu filho está se tornando mais ágil e rápido, o que se dá pelo desenvolvimento da coordenação motora e também da fácil percepção que ele foi adquirindo com o tempo. Sendo assim, manusear os novos talheres será uma atividade fácil para os pequenos, que querem mostrar o quão grandes e desenvolvidos são. Por conta disso, eles também se comportam na hora das refeições, imitando os pais.

Nessa fase, os pais não devem pressionar a criança, deixando que as mesmas melhorem a forma de segurar o garfo ou beber no copo com o tempo. Um ambiente tranquilo, sem brigas ou discussões também é elementar para auxiliar inclusive na educação do pequeno.



Comente sobre este assunto