Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 3 a 6 anos » Criança com 4 anos e 5 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Criança com 4 anos e 5 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

Lembra quando, com três aninhos de vida, o seu filho lia as histórias do mundo das fadas ou dos dragões das cavernas e trazia isso para o próprio cotidiano? Ele tinha medo de que algo parecido acontecesse e também não sabia diferenciar se aquilo era verdade ou mentira. Por conta disso, algumas mentirinhas eram contadas e nem chegava a ser por mal: eles queriam contar aos pais o que estava acontecendo.

Já nessa época, os pais ficavam um tanto quanto confusos para explicar a realidade aos seus filhos, pois para eles era mais do que óbvio que as princesas, os bichos do mal, ou qualquer outro personagem só vivia no mundo dos contos e historinhas. Mas como deixar isso claro aos pequenos?

Criança com 4 anos e 5 meses de idade

Depois de mais de um ano notando que seu filho ainda não podia diferenciar o mundo do faz de conta do mundo verdadeiro, cotidiano e possível, com 4 anos e 5 meses ele começa a entender essas diferenças de forma natural e sem o conhecimento forçado.

Você pode começar a perceber isso quando estiver contando uma história de faz de conta e o seu filho começar a fazer caras e bocas desconfiadas, como se já soubesse que aquilo não é possível. Com essa faixa etária também é possível que ele se expresse de uma forma bem direta quando perceber que algo não pode ser real no mundo cotidiano, dizendo coisas do tipo “eu sei que isso não é verdade” ou “isso não pode acontecer de verdade, não é mesmo pai?”.

Alguns pais de primeira viagem têm medo de que esse descobrimento dos filhos  contos, os filmes, os desenhos e os livros podem proporcionar. Mas, essa “resolução” e diferenciação entre mundo real e mundo do faz de conta é ótimo para os pequenos, que começarão a assistir ou a ter conhecimento dessas histórias com outros olhos.

Os personagens na vida das crianças de 4 anos e 5 meses são cada vez mais explorados e, ao contrário do que se imagina, continuarão a ter um lugar especial na cabecinha delas, as fascinando e inspirando da mesma forma. Além disso, esses personagens podem também auxiliar no próprio aprendizado das crianças, que aprenderão valores e lições essenciais para a vida com os personagens fictícios!



Comente sobre este assunto