Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 3 a 6 anos » Criança com 4 anos e 10 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Criança com 4 anos e 10 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

Os papais e mamães que estão atentos observam que cada estágio do desenvolvimento do seu filho é especial, pois traz alguma coisa diferente. Isso já começa nos primeiros meses de vida, mas continua durante todo o seu crescimento ao longo dos anos.

De repente, você percebe que seu bebê já está com 58 meses de vida, ou seja, quatro anos e dez meses! Muitos desafios difíceis já foram superados pelas crianças e pelos pais até aqui, como por exemplo, deixar as fraldas, a chupeta e a mamadeira! Além disso, a capacidade motora já está completamente desenvolvida e a linguagem também, o vocabulário da criança já é bastante vasto!

Com quatro anos e dez meses, seu filho possivelmente já vai para a escola, com certeza conta muitas histórias, tenta impor sua vontade a todo o momento, conhece as cores e gosta de interagir com outras crianças. Já está preparado para vivenciar novas experiências e enfrentar diferentes desafios, e um dos maiores nessa idade é o medo. Aos 58 meses, as crianças começam a lidar com o sentimento de medo de uma forma mais intensa, até por estarem mais inclusas no convívio social, ou seja, não estão mais tão presas à proteção dos pais.

Criança com 4 anos e 10 meses de idadeOs medos são diversos: monstros, escuro, sons estranhos, e se tornam mais complexos, como o medo de falhar ou da morte. Independente de qual seja o medo, é uma sensação nova com a qual a criança não sabe lidar, por isso, os pais devem ajudá-la a enfrentar seus medos, fazendo-a compreender que não há nada de errado em temer alguma coisa.

Outro aspecto desta idade é que a criança já tentará intensamente decidir quais roupas usará e que alimento irá comer nas refeições, impondo a independência que conquistou. É importante que os pais façam valer sua autoridade e os limites impostos, já que eles têm mais consciência em relação ao que é melhor para os filhos. É preciso paciência e muito carinho, mas sem se esquecer da rigidez. Nesta idade, é fundamental que a criança durma de 10 a 12 horas todas as noites, para beneficiar o seu desenvolvimento.



Comente sobre este assunto