Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 3 a 6 anos » Criança com 3 anos e 7 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Criança com 3 anos e 7 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

Já parou para pensar em como uma criança cresce rápido? Se você é pai ou mãe, provavelmente sua resposta para isso seja sim, pois você sente na pele como seu bebê deixou de ser um bebê! A partir dos três anos de idade, a criança já tem a capacidade motora completamente desenvolvida, o que é um alívio para os pais, pois os tombos tornam-se menos frequentes. No entanto, outras habilidades já existem, mas ainda estão em processo de construção e desenvolvimento, uma delas é a fala.

Não há uma idade certa para que o bebê comece a emitir as primeiras palavras, o que costuma acontecer por volta de um ano de idade. No entanto, com 43 meses, isto é, três anos e sete meses, a criança ainda pode gaguejar e tropeçar em algumas palavras, o que apavora muitos pais, mas sem necessidade. Se você perceber que seu filho sente dificuldades na pronúncia de alguns termos, evite pressioná-los, dando ordens como: “fale mais devagar”, pois isso pode assustar a criança e até mesmo traumatizá-la. Entenda que o que está acontecendo é perfeitamente normal nesta idade.

Criança com 3 anos e 7 meses de idade

Mas também você não precisa terminar a frase no lugar da criança, pois isso também não ajudará em nada. Tenha paciência e permita que seu filho termine de falar, mesmo que demore um pouco, não demonstre nenhum tipo de irritação com esta dificuldade. Estimule a criança a conversar, valorizando os momentos em que ela consegue transmitir o que pretende, mesmo que não tenha feito isso da maneira mais correta gramaticalmente.

As expressões emocionais de uma criança de três anos e sete meses também estão mais desenvolvidas, ou seja, seu filho demonstrará com mais facilidade aquilo que ele gosta ou não gosta. Isso é um sinal de autonomia que deve ser incentivado, porém, dentro dos limites, pois a criança precisa ser independente e obediente ao mesmo tempo.

A criança também tentará impor sua autonomia no momento da alimentação, querendo comer apenas aquilo que gosta, mas que geralmente não é o mais saudável. É função dos pais impor a sua autoridade, ensinando-a que deve comer outras coisas também.



Comente sobre este assunto