Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 3 a 6 anos » Criança com 3 anos e 4 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Criança com 3 anos e 4 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

Com os níveis de socialização mais elevados e também com mais situações em que a convivência com outras crianças serão percebidas, é na fase dos 3 anos e 4 meses que os bebês começam a perceber a necessidade de dividir seus brinquedos e outros objetos com seus amigos.

Geralmente nessa idade ou no ambiente da creche, escolinha ou mesmo com amigos e parentes, as crianças irão experimentar a arte da partilha. Quando um amiguinho pedir um brinquedo emprestado ou quiser brincar junto com seu filho, o ideal é incentivá-lo a dividir, para que esse se torne um valor levado por toda a vida. Por mais que a hora da brincadeira seja um momento bastante individual, esse pode ser o momento perfeito para que a socialização e outras práticas sejam exercitadas.

Criança com 3 anos e 4 meses de idade

No entanto, é necessário ter preparo e também bastante paciência para que esse momento não seja visto pelo bebê como algo totalmente forçado e ruim de viver. Emprestar brinquedos e saber como dividir suas coisas com amigos começará a ser uma situação vista de maneira bem mais natural com o passar do tempo e também de acordo com a quantidade de vezes que a criança for exposta a essas situações.

Quando fizer birra ou insistir em não emprestar algo, evite gritar ou brigar com a criança, e sim pedir de maneira educada e firme para que as regras sejam seguidas. Isso já irá ensinar também como se deve pedir alguma coisa e exercitar a arte da persuasão através da conversa civilizada.

Mesmo incentivando a partilha e mostrando como é legal dividir os brinquedos com outras crianças, é necessário ficar atento às doenças que são facilmente passadas entre uma criança e outra. Evitar isso totalmente será impossível, portanto, fique atento ao que você pode fazer: observar possíveis coceiras ou descamação na pele; ensinar seu filho a lavar as mãos sempre antes de comer ou depois de ir ao banheiro e também na hora de chegar em casa; ter sempre à mão sabonetes antissépticos; manter o ambiente em que as brincadeiras acontecem sempre bem limpos, evitando poeira e outros tipos de sujeira. Dessa maneira, as brincadeiras ficarão mais seguras e divertidas!



Comente sobre este assunto