Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 1 a 3 anos » Criança com 2 anos e 9 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Criança com 2 anos e 9 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

Aos 33 meses de idade a criança passa por um momento importante no desenvolvimento de suas capacidades neurobiológicas. Muitas são capacidades que já estão bastante refinadas como, em muitos casos, a coordenação motora e a fala. Dos 22 aos 33 meses de idade é o período onde há um grande acréscimo de autocontrole nas crianças, mas que varia de acordo com o sexo. As pesquisas mostram que, aos 33 meses de idade, as meninas, mais do que os meninos, apresentam maior autocontrole.

O que dizem os especialistas

Crianca com 2 anos e 9 meses de idade

Segundo o professor de psicologia social Thiago Moraes, um epifenômeno bem evidente deste desenvolvimento é o fato das crianças nessa idade fazerem muitas perguntas. Segundo o pesquisador, essa é uma forma do organismo refinar as estratégias de linguagem. Por isso, é importante ter paciência com os excessos de “por quês” dos filhos, isso é para o bem deles!

Um bom exercício cotidiano é antes de responder a qualquer pergunta da criança, questionar ela sobre suas ideias e também a razão dela estar perguntando isso. Muitas vezes, as crianças respondem de forma verbal pouco expressiva, com um movimento de cabeça ou com as mãos. Faça perguntas que exijam de seu filho mais do que um simples “não”, “sim” ou uma balançada de cabeça para cima e para baixo, estimule-o a pensar e expressar sua lógica.

Outras dicas importantes

Antes de dormir, converse com seu filho. Isso dará mais tranquilidade à criança e qualidade ao sono. Além disso, esse tipo de conversa ajuda a desenvolver as vias neurobiológicas correlacionadas à memória e também as habilidades linguísticas. Nessa conversa pergunte a ele sobre seu dia e sobre suas impressões sobre o mundo. Questione-o também sobre suas ideias sobre coisas inusitadas como, por exemplo: por que você acha que os peixes vivem na água e não no céu? Por que você acha as abelhas fazem o mel doce e não salgado? Incentive seu filho a pensar e desenvolver raciocínio logico para situações do dia a dia. Por exemplo, em um momento de chuva, explique para ele que o guarda-chuva é uma forma de se proteger contra a chuva, assim como fechar a janela.



Comente sobre este assunto