Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 1 a 3 anos » Criança com 2 anos e 8 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Criança com 2 anos e 8 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

Aos 32 meses de idade os bebês já são crianças que precisam de mais independência. Por conta disso, os pais, educadores e também a família devem se ater ao fato da necessidade de uma mudança comportamental. Demora para se acostumar, mas as crianças vão crescendo e, se quisermos que elas se desenvolvam em plenitude, é preciso estimular, vigiar, mas também dar liberdade e autonomia.

Mudanças no discurso

Criança com 2 anos e 8 meses de idadeCom 32 meses de idade, o bebê, além de já falar, possui certa inteligência quanto ao direcionamento da fala. Por conta disso, a partir dessa idade é visível que a criança muda o tom da voz e o tipo de palavras utilizadas de acordo com quem ela está falando. Por exemplo, com as outras crianças da idade dela, é mais comum que ela use uma linguagem mais simples, mas na hora de dialogar com os pais, ou outros adultos, usem outro tom, e outra forma de falar.

Converse bastante com seu filho, use palavras diferentes das que usa no cotidiano, busque ensinar significados. Além disso, dialogue com outros adultos e crianças na frente dele e o convide para a conversa sempre que possível. Segundo especialistas, este tipo de estimulação precoce, como aos 32 meses de idade, aperfeiçoa o desenvolvimento dos mecanismos neurobiológicos ligados à fala e a criatividade.

Do penico ao banheiro

Com 32 meses de idade o bebê já pode ser introduzido a transição do penico para o banheiro. A partir dessa idade, os pais podem incentivar as crianças a usarem apenas o banheiro à revelia do penico. Inclusive os pais devem ensinar que o mecanismo da descarga leva embora o “trabalho” depois de terminado. Entretanto, é importante que os pais assistam que o banheiro apresenta conforto e é usual a criança. Os banheiros muito grandes, por vezes, podem parecer assustadores para as crianças. Invista em assentos adequados. Uma dica interessante para auxiliar na “pedagogia do banheiro”, segundo especialistas, é colar nas paredes desenhos que aludem à execução das atividades, por exemplo: desenho de crianças lavando as mãos, dando descarga, escovando os dentes, etc.

Às vezes, é difícil para as mães não interferirem em todas as ações. O aprendizado envolve autonomia, assim sendo, ensine, dê instruções, mas, além disso, dê liberdade para a criança executar suas necessidades e sua higiene sozinha. Isso dá a criança mais confiança e autonomia para cuidar de si mesma.



Comente sobre este assunto