Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 1 a 3 anos » Criança com 2 anos e 2 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Criança com 2 anos e 2 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

O bebê com a idade de 26 meses (dois anos e dois meses de vida) é uma criança que já sabe se comunicar de forma básica, utiliza aproximadamente 50 palavras, formula frases simples e acata as ordens dos pais, como pegar, levar e guardar as coisas.

Nessa idade, a mãe ainda não consegue entender 100% do que o bebê diz, mas isso não é motivo de preocupação, já que a criança falará claramente por volta dos quatro anos de idade. Crianças mais novas costumam errar pronomes, e por isso, evitam dizê-los, como por exemplo, na frase: “Meu papai foi”, elas dizem apenas “papai foi”.

Criança com 2 anos e 2 meses de idadeEm relação à aparência, a criança depois dos dois anos de idade começa a perder o rosto de bebê, já que a cabeça começa a crescer de forma mais lenta, ao mesmo tempo em que braços e pernas, e o tronco se encompridam, ou seja, a aparência começa a ter a mesma proporção do corpo das pessoas adultas. Por isso, há uma diminuição dos ganhos de massa corpórea, além da altura, em comparação com um ano de idade. Por causa da ‘aparente perda de peso’, os pais acreditam sempre que o filho pode estar sendo mal alimentado, mas na verdade, isso é um processo normal de crescimento da criança.

Nessa idade, a mãe não precisa se preocupar muito se o filho não tiver se alimentando direito, mas por outro lado, ela deve estimular o interesse por alimentos mais saudáveis.

Quanto ao desenvolvimento físico, a criança de dois anos, o que faz com que ela sinta mais confiança para correr, praticar esportes, etc. Mais independente dos pais, a criança está na idade ideal para ser ensinada a escovar os dentes e lavar as mãos corretamente, por exemplo. Por isso, é necessário também que os pais tenham mais compreensão, e deixem que a criança tente fazer sozinha.

É ainda na fase atual em que a mãe pode saber se o filho é destro ou canhoto, pois ele vai preferir usar uma das mãos mais vezes do que a outra. Na dúvida, a mãe pode observar com qual das mãos a criança vai segurar a colher para se alimentar ou com qual delas ela vai pegar um brinquedo numa determinada distância.



Comente sobre este assunto