Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 1 a 3 anos » Bebê com 1 ano e 6 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Bebê com 1 ano e 6 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

Alguns dizem que os 18 meses do bebê, ou melhor, o tão esperado um ano e meio, é o tempo em que a pilha deles é inesgotável. Eles não param nem por um minuto!

Nessa época, pais, preparem-se, pois as aventuras e, consequentemente, travessuras começam a surgir. A habilidade e a coordenação motora já permitem que eles fiquem bem equilibrados nos dois pés, pulando, correndo, subindo e descendo escadas e outros. Agora, alguns brinquedos diferenciados também já são adequados: puxar carrinhos, trens e caminhões por uma cordinha é uma aventura e tanto para os pequenos dessa faixa etária. Além disso, nessa fase eles adoram fazer torres e os brinquedos com cubos para pôr um em cima do outro são super indicados. Com 18 meses eles já conseguem ver livros sozinhos e rabiscar folhas à vontade!

Bebê com 1 ano e 6 meses de idade

O ideal nessa fase é estimular os pequenos a desenharem e a pintarem. Mesmo que a leitura ainda não seja possível nessa época, vale também comprar livros bem coloridos para os pequenos.
Os 18 meses também são aqueles em que os papais de primeira viagem começam a ver que seus pequenos bebês estão crescendo rápido. Os pequenos buscam à todo tempo a autonomia e querem fazer tudo sozinho. Se fizerem errado, ficam chateados e fazem birra. Mesmo assim, a participação da mãe é necessária para o bebê, independente da atividade.

A convivência com outros bebês ainda é complicada. Eles se empurram, se mordem, agarram e se batem e o mais incrível é que não é por maltrato, mas sim para a própria diversão.

Nessa fase, eles compreendem 10 vezes mais do que falam. Geralmente, as palavras faladas variam entre 10 e 20, mas eles entendem muito mais, inclusive nomes de pessoas mais próximas, comidas e objetos.

Agora a criança também já obedece aos pais. Tudo o que eles mandam, os pequenos entendem e fazem. Sendo assim, essa é hora dos pais praticarem a disciplina, pois é nessa idade que se começa a formar a educação das crianças. A imitação nessa época também é comum e eles com frequência irão imitar algumas ações mais rotineiras, como a alimentação, por exemplo.



Comente sobre este assunto