Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 1 a 3 anos » Bebê com 1 ano e 3 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Bebê com 1 ano e 3 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

A alimentação do bebê é fundamental, tanto para garantir a saúde física, quanto à prevenção de doenças e, sobretudo garantir a quantidade balanceada de substratos energéticos para o pleno desenvolvimento do bebê. O bebê, em comparação a uma criança, um adolescente ou um adulto, tem um metabolismo basal muito mais elevado, isso porque, nesta fase, mais do que em qualquer outra, ele vai crescer de forma muito rápida. O melhor alimento sem dúvida é o leite materno. Ele é um alimento rico e altamente funcional para atender a todas as demandas nutricionais do bebê.

Com 15 meses de vida é importante que a mãe já tenha começado a introduzir alguns alimentos sólidos a dieta. Isso não quer dizer que em tal período não pode haver mais amamentação, ao contrário, a amamentação pode e deve continuar, entretanto, é oportuno estimular no bebê as capacidades de auto alimentação.

Bebê com 1 ano 3 meses de idade

O bebê já pode ingerir praticamente todos os tipos de alimento após o primeiro ano de idade, entretanto, recomenda-se que os alimentos estejam bem cozidos ou que sejam de fácil digestão, como purê de batatas, cenoura ralada. Por volta desta idade a criança mostra maior interesse por se alimentar sozinha, isso é visível pela forma com que a criança leva a boca seus próprios dedos e depois outros utensílios que encontra a sua volta. É importante que nessa idade pequenos objetos que posam ser engolidos pelo bebê sejam mantidos fora do alcance do mesmo. Brinquedos e outros objetos muita vezes podem quebrar e soltar fragmentos que podem ser engolidos pelo bebê, é preciso cuidado redobrado.

O que adicionar a dieta

Bebês precisam de líquidos, água, sobretudo. É recomendada também a adição de pequenas doses de iogurte e ou leite de soja. Lacticínios como queijo branco são bem vindos em pequenas porções ao longo do dia. Frutas como maça, abacaxi, pera podem ser servidas picadas em pequenas porções durante o decorrer do dia. É importante também se ater as proteínas, elas podem ser servidas em duas porções diárias, como por exemplo, um ovo adicionado a ½ xicara de feijão cozido com pouco tempero. É preciso também se ater ao peso, comer é sempre bom, mas se observar que a criança ganha peso de forma excessiva, diminua os excessos da dieta e consulte um especialista.



Comente sobre este assunto