Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 0 a 12 meses » Bebê com 9 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Bebê com 9 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

Uma mãe atenciosa e cuidadosa sempre quer saber como está o desenvolvimento do seu bebê, o que fazer para favorecer cada estágio de crescimento, para que ele tenha uma vida saudável e feliz.

Aos nove meses de idade, por exemplo, a criança está no auge das descobertas e colocará a mão em tudo o que puder, para identificar formatos, sentir as texturas. Também fica mais atento aos sons e fica mais entretido com as brincadeiras, dormindo menos durante o dia. Um detalhe importante: é aos nove meses que a criança recebe pela primeira vez a vacina tríplice viral, para protegê-lo de três doenças: sarampo, rubéola e caxumba.

Bebê com 9 meses de idadeNesta etapa, o bebê pode começar a dar seus primeiros passinhos, mas ainda precisa da sua ajuda para não se machucar. Estimule o desenvolvimento, mas sem forçar nada. Os sons emitidos pelas crianças desta idade começam a se assemelhar com as palavras, as quais já são compreendidas.

A alimentação continua sendo importante como sempre, e os alimentos já podem ter partes maiores, pois o bebê já pode mastigar melhor. Não esqueça de que é importante que a dieta da criança tenha carne (durante as refeições) e frutas (no decorrer do dia).

Aos nove meses, o bebê é muito agitado, por isso deve estar constantemente acompanhado por um adulto, para evitar que se machuque ou que leve objetos inapropriados à boca. Seu lado emotivo também é mais aprimorado, até mesmo nas expressões faciais ao levar uma bronca ou se sentir envergonhado.

A partir desta idade, os bebês podem aprender muito por meio das brincadeiras, desde que sejam orientadas e condizentes com a sua idade. Uma boa opção é esconder algum brinquedo e ajudar a encontrá-lo depois. Atividades simples como esta contribuem muito com o desenvolvimento cerebral e intelectual da criança, por isso são tão importantes. No entanto, você deve sempre se lembrar de que não existe uma receita fixa. Cada criança tem suas particularidades e diferenças ao atravessar os estágios de desenvolvimento, por isso, você não precisa se desesperar caso seu filho tenha diferenças em relação a outras crianças, pois isso pode sim ser completamente normal!



Comente sobre este assunto