Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 0 a 12 meses » Bebê com 6 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Bebê com 6 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

Aos 6 meses de idade, já conseguindo levantar a cabeça e perceber tudo o que acontece à sua volta de maneira que todas as ações resultam em reações expressivas do bebê, novos horizontes começam a ser conquistados pelas crianças ao completarem seus seis meses.

A diversão do bebê poderá ser a preocupação das mamães, que deverão ficar de olho em todos os brinquedos e objetos que estiverem ao alcance da criança, já que as mãozinhas já são mais fortes e tem a capacidade de segurar várias coisas com a força necessária para jogar e pegar novamente, bastante bagunça pela casa e muitas descobertas sobre as consequências de suas ações por parte do bebê.

Bebê 6 com meses de idadeLugares altos devem ser evitados nessa idade, como camas e sofás, por exemplo. Aos 6 meses, os bebês já tem força no corpo e na cabeça para fazerem um (ou vários) rolamento completo. Isso quer dizer que em nenhuma hipótese deve se deixar o bebê ficar sozinho em lugares que possam significar risco de queda causada por esses rolamentos, que geralmente, são motivos de muita diversão para o bebê.

Seus amigos e parentes poderão interagir mais com o bebê nessa fase, já que a socialização é uma das características mais marcantes dessa fase. Ao se aproximar de qualquer pessoa com quem não esteja acostumado, o bebê expressa imediatamente ansiedade, medo, ou diversão. A simpatia por conhecer novos adultos e novas crianças com idade semelhante será percebida nos primeiros instantes de aproximação com outras pessoas que não só os pais.

É essa a fase que fica marcada também pelo espelho. Os bebês costumam imitar o que veem com mais frequência, portanto, sons e movimentos dos pais poderão ser copiados a todo o momento, podendo até ser motivo de muitas risadas para a criança. A partir dos 6 meses, começa a ser bastante importante que a criança tenha contato com o idioma e as palavras em geral, portanto, músicas e histórias serão muito bem-vindas, para que a familiarização com expressões e frases comece a acontecer já nesse momento. Uma história lida pelo pai ou pela mãe antes de dormir é uma das melhores maneiras de acalmar e contribuir para o desenvolvimento de seu bebê.



Comente sobre este assunto